AGOA AWARENESS WORKSHOP: A OPORTUNIDADE DE EXPORTAR PARA O MERCADO DOS EUA

21 de fevereiro de 2018

A promoção e facilitação de acesso ao mercado dos Estados Unidos da América através do African Growth and Opportunity Act (AGOA), foi o tema do Workshop realizado pelo especialista Kara Diallo do USAID/West Africa Trade & Investment Hub, um projeto que tem como objectivo dar assistência aos países africanos no sentido de promover a exportação para os EUA. O evento decorreu na sala de conferências do Palácio do Governo, na Várzea, cidade da Praia.

A sessão de abertura foi presidida pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, e contou com a participação do embaixador dos EUA, Donald Heflin, e da Presidente da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber.

"Através do AGOA, cerca de 6.400 produtos são exportados para os EUA, sem o pagamento de direitos de importação, o que é de se aproveitar. Convém recordar que o seu período de duração está previsto até 2025", referiu a presidente.

Salientou também a agenda de atividades que a Cabo Verde TradeInvest tem para 2018 com a criação de um Diretório de Empresas e Prestadores de Serviço, o Festival Internacional de aguardente e bebidas espirituosas de Cabo Verde 2018, como forma de promover o grogue; finalizando com a oportunidade do Centro de Internacional de Negócios de Cabo Verde em que são propostos benefícios fiscais competitivos a diversos setores.

O embaixador dos EUA referiu a longa história entre os dois países, nos vários domínios e sustentou: "No intuito de implementar o comércio bilateral, Cabo Verde precisa de tirar maior proveito de iniciativas como o AGOA."

"O maior desafio de Cabo Verde é enfrentar a necessidade de construir uma economia com alto nível de crescimento sustentável e inclusivo. Para isso, o país necessita de ser mais audaz, os empresários mais arrojados, temos de produzir mais e exportar mais", apontou o ministro, concluído a sessão de abertura.

Conheça o discurso na íntegra do Ministro da Indústria, Comércio e Energia

O Workshop teve continuidade com o especialista Kara Diallo que abordou a origem do AGOA; Padrões e requisitos de rotulagem para exportação para o mercado dos EUA; Documentação alfandegária e procedimentos de exportação; e Estratégia de Utilização de acordo com uma Visão Geral e Ferramentas Metodológicas.

Conheça a apresentações do especialista Kara Diallo:

AGOA: Overview, Benefits, and Rules of Origin

Customs Documentation and export procedures under AGOA

Requirements and Basics for the U.S. market

AGOA Utilization Strategy: Overview and Methodological tools

 

Veja as imagens do evento: AGOA Awareness Workshop