INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A IV MISSÃO EMPRESARIAL ALEMÃ DE ENERGIA A CABO VERDE

Cabo Verde depende principalmente de fontes de energia primária, enquanto a maior parte da energia elétrica é gerada a partir de combustíveis fósseis. Os preços elevados de eletricidade, que resultam dos custos de importação de combustíveis fósseis, têm um impacto negativo na competitividade e rentabilidade das atividades turísticas e industriais nas ilhas.

Por conseguinte, os investimentos numa produção eficiente de energia a partir de fontes renováveis deverão gerir resultados positivos e reduzir, ao mesmo tempo, a vulnerabilidade do país perante um aumento de preços dos combustíveis fósseis.

Os setores do turismo e da indústria, fundamentais para o desenvolvimento económico do arquipélago, são considerados os grandes consumidores de energia. Existe, portanto, não apenas um grande potencial mas também a necessidade para a introdução de energias renováveis e medidas para aumentar a sua eficiência energética. Por sua vez, a Alemanha é hoje um dos países europeus pioneiros nessa matéria.

Neste âmbito, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) realiza a IV Missão Empresarial Alemã de Energia a Cabo Verde entre 4 - 8 de junho de 2018, incluindo o IV Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia e Reuniões Bilaterais.

No Simpósio do dia 5 de junho, no Hotel Oásis Belorizonte em Santa Maria/Sal (ver programa aqui), que contará com a presença do Sr. Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Dr. Alexandre Monteiro (já confirmado), poderá obter em primeira mão informações atuais de especialistas alemães e stakeholders cabo-verdianos sobre as tecnologias nas áreas da eficiência energética e energias renováveis e a sua aplicabilidade nos setores do turismo e da indústria em Cabo Verde. Empresas da delegação alemã, especializadas nestas áreas, irão apresentar os seus produtos e serviços bem como possíveis domínios de cooperação com empresas em Cabo Verde.

Nos dias entre 6 – 8 de junho realizar-se-ão Reuniões Bilaterais entre os participantes alemães e potenciais parceiros cabo-verdianos, preferencialmente nas instalações das respetivas empresas cabo-verdianas. Para as empresas cabo-verdianas com escritórios em outras cidades/ilhas, a CVTI, a CTCV e o Hotel Oásis Belorizonte disponibilizarão as suas salas de reunião em Santa Maria/Sal. Após inscrição, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã irá entrar em contacto com as empresas cabo-verdianas inscritas, a fim de agendar as reuniões bilaterais.

São as seguintes empresas alemãs que procuram parcerias com empresas cabo-verdianas e apresentam as suas soluções. Para consultar os perfis destas empresas, clique nos respetivos nomes:

ABO Wind AG
Lehner Innovative Produkte
LIMHILL Renewable Energy GmbH
Peer-Olav Schmidt Energy-Consulting and Business Development
SUNSET Energietechnik GmbH
ToWalk Energieeffizienz

 

Os seguintes especialistas oradores convidados da Alemanha estarão presentes:

Susanne Lein, adelphi
Uli Jakob, Green Chiller Verband für Sorptionskälte e.V.

 

Para a inscrição nas Reuniões Bilaterais e/ou no IV Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia é favor preencher a Ficha de Inscrição disponível  aqui e enviar para a Cabo Verde TradeInvest, clicando no botão “ENVIAR”.

 

Agradecemos a inscrição até ao dia 28 de maio. A participação é gratuita, mas carece de confirmação!

 

Esta iniciativa é organizada em colaboração com a Direção Geral de Energia (DGE) do Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), a Cabo Verde TradeInvest (CVTI), a Câmara de Turismo de Cabo Verde (CTCV) e a consultora alemã RENAC (Renewables Academy), contando ainda com o apoio da Câmara Municipal do Sal, das Câmaras de Comércio e Indústria de Sotavento (CCISS) e de Barlavento (CCB), do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) e da Electra Sarl.

 

Para mais informações entre em contacto com:

Sandra Nazaré (CVTI) │+238 242 2744 │ sandra.nazare@cvtradeinvest.cv

Paulo Azevedo (CCILA) │+351 934 442 200 │paulo-azevedo@ccila-portugal.com

 

Iniciativa “Exportinitiative Energie”

Este evento conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia e integra-se no âmbito da Iniciativa “Exportinitiative Energie”.