Notícias/Eventos

Cabo Verde forma profissionais de turismo para “novo normal”

Cabo Verde vai formar 600 profissionais nas ilhas de Santiago e Sal com competências para a nova normalidade no sector do turismo, esperando melhorias nos serviços prestados no acolhimento e atendimento dos visitantes, informou hoje o Governo.

Saiba mais em: https://expressodasilhas.cv/economia/2020/08/04/seis-centenas-de-profissionais-formados-para-no-novo-turismo/70762

Cabo Verde e Portugal abrem corredor aéreo para voos essenciais

Cabo Verde e Portugal vão abrir um corredor aéreo para voos essenciais, o qual começa a 1 de agosto, mas com a condição de realização de testes de virologia à Covid-19 nos dois sentidos, anunciaram hoje os dois países.

Saiba mais em: https://noticias.sapo.cv/actualidade/artigos/cabo-verde-e-portugal-abrem-corredor-aereo-para-voos-essenciais

Zona Económica Especial de São Vicente é promulgada

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou que promulgou esta quinta-feira o diploma que institui a Zona Económica Especial de São Vicente (ZEEMSV).

De acordo com a informação divulgada pelo chefe de Estado, a promulgação aconteceu no “último dia do prazo para o efeito”, embora não tenha explicado porquê.

Os investimentos privados acima de 2,5 milhões de euros a realizar na futura Zona Económica Especial Marítima da ilha cabo-verdiana de São Vicente, que prevê uma zona franca, vão receber “incentivos especiais” do Estado. A medida consta da lei que institui aquela zona económica especial — que além de São Vicente pretende envolver três ilhas vizinhas -, e que estabelece o regime especial da sua organização, desenvolvimento e funcionamento.

“Os incentivos especiais a atribuir têm em conta o montante do investimento, o impacto social e económico, a criação de postos de trabalho e sua relevância para a implementação da ZEEMSV”, estabelece a proposta de lei, que a Lusa noticiou em fevereiro.

O documento estabelece que, para efeito de concessão desses incentivos — as políticas, benefícios e incentivos especiais serão posteriormente fixados pelo Governo –, o “montante mínimo do investimento a ser considerado” para entidades ou empresas que queiram investir ou instalar-se na ZEEMSV é de 275 milhões de escudos (2,5 milhões de euros).

Esses incentivos especiais são aplicáveis “a todas as áreas relevantes” para implementação da ZEEMSV, mas aos investimentos abaixo daquele valor também poderão ser concedidos incentivos, caso se trate “de projetos importantes” para a sua concretização.

Leia mais em: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1526519/promulgado-diploma-que-cria-zona-economica-especial-de-sao-vicente

Sal e Boa Vista com centros para tratar turistas

As duas principais ilhas turísticas de Cabo Verde, Sal e Boa Vista, vão contar com centros de tratamento COVID-19, num projecto que envolve o Governo e os operadores turísticos, que vão disponibilizar médicos para o efeito.

Mais informações em:

https://expressodasilhas.cv/pais/2020/06/26/sal-e-boa-vista-com-centros-para-tratar-turistas/70155

BVC propõe soluções de capitalização para apoiar empresas na nova normalidade

A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) vai propor um conjunto de soluções de capitalização, via bolsa, para apoiar as empresas cabo-verdianas a relançarem-se “com força” e mais rapidamente ultrapassar a crise provocada pela pandemia.

Saiba mais em: https://expressodasilhas.cv/economia/2020/06/06/bvc-propoe-solucoes-de-capitalizacao-para-apoiar-empresas-na-nova-normalidade/69857

COVID-19: Governo lança programa sanitário para retoma do turismo

Plano tem como objectivo recuperar a confiança dos principais mercados emissores de turistas para Cabo Verde. A pandemia de COVID-19, diz o governo em comunicado, veio demostrar “o quão fundamental é o turismo para a economia do país”. Reabertura de Cabo Verde como destino turístico acontece em Julho.

Saiba mais em: https://expressodasilhas.cv/economia/2020/05/29/covid-19-governo-lanca-programa-sanitario-para-retoma-do-turismo/69710

Ligações aéreas inter-ilhas serão retomadas a partir do dia 30 de Junho, incluindo Santiago

O primeiro-ministro anunciou hoje as novas regras para os próximos tempos. Entre as medidas está previsto que as ligações aéreas inter- ilhas sejam retomadas a partir do dia 30 de Junho, incluindo em Santiago.

Saiba mais em: https://expressodasilhas.cv/politica/2020/05/29/ligacoes-aereas-inter-ilhas-serao-retomadas-a-partir-do-dia-30-de-junho-incluindo-santiago/69700

Rodagem de filmes e festivais de cinema têm incentivos em Cabo Verde

O governo cabo-verdiano prevê atribuir incentivos fiscais à promoção do país como destino de rodagem cinematográfica e organização de eventos internacionais de cinema e audiovisual, de acordo com a proposta de lei de dinamização do setor.

Saiba mais em: https://observador.pt/2020/05/25/incentivos-fiscais-tentam-chamar-a-cabo-verde-rodagem-de-filmes-e-festivais-de-cinema/

Sal é a primeira a ser preparada para retoma do turismo internacional

Carlos Santos assegura que uma empresa espanhola está a montar um programa de segurança sanitária cuja finalidade é preparar os operadores.
 
“É um programa sanitário que tem de ser desenvolvido com o apoio e em coordenação com o Ministério da Saúde para conseguir garantir segurança, um turismo seguro, para tranquilizar aquele que nos vem visitar”.
 
Saiba mais em: 

Governo reforça Programa Fomento ao Micro Empreendedorismo com 300 mil contos

O Governo, através do Conselho de Ministros, reforçou o fundo do Programa Fomento ao Micro Empreendedorismo com 300 mil contos, com objectivo de “fortalecer o financiamento” das instituições de micro finanças.

Mais informações em: https://www.inforpress.cv/covid-19-governo-reforca-programa-fomento-ao-micro-empreendedorismo-com-300-mil-contos/