Notícias/Eventos

COVID-19: Governo lança programa sanitário para retoma do turismo

Plano tem como objectivo recuperar a confiança dos principais mercados emissores de turistas para Cabo Verde. A pandemia de COVID-19, diz o governo em comunicado, veio demostrar “o quão fundamental é o turismo para a economia do país”. Reabertura de Cabo Verde como destino turístico acontece em Julho.

Saiba mais em: https://expressodasilhas.cv/economia/2020/05/29/covid-19-governo-lanca-programa-sanitario-para-retoma-do-turismo/69710

Ligações aéreas inter-ilhas serão retomadas a partir do dia 30 de Junho, incluindo Santiago

O primeiro-ministro anunciou hoje as novas regras para os próximos tempos. Entre as medidas está previsto que as ligações aéreas inter- ilhas sejam retomadas a partir do dia 30 de Junho, incluindo em Santiago.

Saiba mais em: https://expressodasilhas.cv/politica/2020/05/29/ligacoes-aereas-inter-ilhas-serao-retomadas-a-partir-do-dia-30-de-junho-incluindo-santiago/69700

Rodagem de filmes e festivais de cinema têm incentivos em Cabo Verde

O governo cabo-verdiano prevê atribuir incentivos fiscais à promoção do país como destino de rodagem cinematográfica e organização de eventos internacionais de cinema e audiovisual, de acordo com a proposta de lei de dinamização do setor.

Saiba mais em: https://observador.pt/2020/05/25/incentivos-fiscais-tentam-chamar-a-cabo-verde-rodagem-de-filmes-e-festivais-de-cinema/

Sal é a primeira a ser preparada para retoma do turismo internacional

Carlos Santos assegura que uma empresa espanhola está a montar um programa de segurança sanitária cuja finalidade é preparar os operadores.
 
“É um programa sanitário que tem de ser desenvolvido com o apoio e em coordenação com o Ministério da Saúde para conseguir garantir segurança, um turismo seguro, para tranquilizar aquele que nos vem visitar”.
 
Saiba mais em: 

Governo reforça Programa Fomento ao Micro Empreendedorismo com 300 mil contos

O Governo, através do Conselho de Ministros, reforçou o fundo do Programa Fomento ao Micro Empreendedorismo com 300 mil contos, com objectivo de “fortalecer o financiamento” das instituições de micro finanças.

Mais informações em: https://www.inforpress.cv/covid-19-governo-reforca-programa-fomento-ao-micro-empreendedorismo-com-300-mil-contos/

Governo disponibiliza linha de crédito de mil contos para instituições de micro-finanças

O Governo vai disponibilizar às instituições de micro-finanças uma linha de crédito no valor de mil contos, com bonificação de juros de 80% e uma garantia de 50% da parte do Estado, anunciou ontem, 13, o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

Leia mais em: https://noticias.sapo.cv/economia/artigos/covid-19-governo-disponibiliza-linha-de-credito-de-mil-contos-para-instituicoes-de-micro-financas

Programa de segurança sanitária para reabertura do Turismo

O Governo cabo-verdiano quer recuperar o turismo, perdido pela pandemia da covid-19, apresentando-se ao exterior com um programa de segurança sanitária, que já está a ser preparado.

“Um país como Cabo Verde tem de se preparar, rapidamente, para se adequar às transformações já em curso. É, entretanto, certo que as rápidas e profundas transformações são sempre uma oportunidade que se oferecem às sociedades e países”, disse o vice-primeiro-ministro.

Saiba mais em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/cabo-verde-quer-recuperar-turistas-com-programa-de-seguranca-sanitaria-585137

Ligações entre São Vicente e Santo Antão são retomadas

As ligações marítimas entre o Porto Grande em São Vicente e o Porto Novo em Santo Antão foram retomadas no dia 11 de maio, possibilitando o transporte de passeiros.

Relembramos que desde dia 2 de maio que as duas ilhas deixaram de estar em Estado de Emergência, mantendo apenas os cuidados necessários de distanciamento social.

Governo apresenta COMVIDA e a Plataforma web da Pro Empresa

O Governo de Cabo Verde apresentou, hoje, o aplicativo COMVIDA e a Plataforma web da Pro Empresa, ambos montados para dar respostas aos desafios impostos pela COVID-19.

De acordo com o executivo, o aplicativo móvel “COMVIDA” foi desenvolvido por diversas startups cabo-verdianas, com apoio técnico da NOSi e das Nações Unidas Cabo Verde e está disponível tanto para IOS, como para o sistema android.

Saiba mais em:

https://expressodasilhas.cv/eitec/2020/04/23/governo-apresenta-comvida-e-a-plataforma-web-da-pro-empresa/69097

http://digital.cv/digital4covid19/

Apoios à economia : Ajudar as empresas a regressarem ao normal e mais adaptadas ao novo contexto mundial

Mais de 500 empresas já recorreram aos apoios disponibilizados pelo governo para continuarem a funcionar neste período de crise provocada pela Covid-19. Todos estes apoios já somam mais de um milhão de contos, seja através do pedido de crédito, seja de moratórias. Pedro Barros, presidente do conselho de administração da Pró-Empresa, diz ao Expresso das Ilhas que já há também empresas a pensar no pós-crise, a tentarem saber no que deverão investir.

Saiba mais em: https://expressodasilhas.cv/economia/2020/04/18/apoios-a-economia-ajudar-as-empresas-a-regressarem-ao-normal-e-mais-adaptadas-ao-novo-contexto-mundial/69013