Depois das mudanças impostas pela COVID-19, realiza-se, em Macau, este ano ainda em formato híbrido offline/online, a 13.ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa. Este evento anual, que acontece entre Junho e Dezembro de 2021, é organizado pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (com sede em Macau).
O Fórum promove o intercâmbio e a cooperação culturais entre esses países, destaca o papel de Macau como plataforma para essa interação, inclusive a nível comercial, e disponibiliza informações sobre oportunidades de negócios e investimentos. Este ano, destacam-se exposições e workshops sob o tema “Policromias lusófonas”.
Estarão expostas obras de artistas plásticos e fotógrafos de renome dos 8 países de língua portuguesa e Macau. Cabo Verde está representado pelo artista plástico Eduardo Bentub, com a exposição “10 Grãozinhos de Terra, Independentes, no Meio do Atlântico”, patente ao público até 18 de Julho. Prevêem-se também conteúdos online, incluindo um “Concurso de Criação de Vídeos Promocionais sobre os Países de Língua Portuguesa”, como forma de impulsionar o intercâmbio e a cooperação entre o Interior da China, a Região Administrativa Especial de Macau e os países de língua portuguesa.
Sobre o autor