CABO VERDE TRADEINVEST: UNCTAD VAI APRESENTAR DRAFT DE REVISÃO DE POLÍTICA DE INVESTIMENTO DE CABO VERDE

CABO VERDE TRADEINVEST: UNCTAD VAI APRESENTAR DRAFT DE REVISÃO DE POLÍTICA DE INVESTIMENTO DE CABO VERDE

13 de abril de 2018

A Cabo Verde TradeInvest vai organizar o encontro dedicado à apresentação do 1º draft do relatório que faz a Revisão da Política de Investimento de Cabo Verde realizado pela United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), nos dias 23, 24 e 25 nas cidades da Praia, Sal e São Vicente respetivamente.

Na cidade da Praia o evento vai ter lugar no Palácio do Governo, na Várzea, às 9 horas. Em São Vicente, na Câmara de Comércio de Barlavento/Agremiação Empresarial (CCB/AE), no mesmo horário, tal como no Sal que será realizado no Hotel Oásis Belorizonte.

A apresentação será realizada pelos especialistas Massimo Meloni, Oficial de Assuntos Económicos e Avaliações de Política de Investimentos, e Ariel Ivanier, Oficial de Assuntos Económicos.

A Revisão da Política de Investimento de Cabo Verde consiste num diagnóstico do quadro jurídico, regulatório e institucional do país para o investimento e que foi solicitado à UNCTAD pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde.

Foram já realizadas duas missões a Cabo Verde e dando sequência ao processo, estará novamente no país uma equipa da UNCTAD para uma terceira missão para realizar um workshop.

Nesse sentido, a sessão vai prever a validação da análise e das recomendações do draft do relatório projetado para o investimento no desenvolvimento sustentável.

Este é um trabalho que já foi realizado pela UNCTAD em diversos países, tendo-se revelado como um guia adequado a cada realidade no sentido de impulsionar a reforma política para estimular o investimento e aumentar os benefícios do Investimento Direto Externo, sendo flexível de acordo com as necessidades do país, sinergias e apoio à implementação das recomendações.

A Revisão da Política de Investimento de Cabo Verde tem ainda o objectivo de melhorar o quadro de investimentos e o seu fluxo e de ter um impacto positivo no aumento do emprego, receitas fiscais e redução da pobreza.