DRAFT DE REVISÃO DE POLÍTICA DE INVESTIMENTO DA UNCTAD APRESENTADO NA CIDADE DA PRAIA, SAL E SÃO VICENTE

DRAFT DE REVISÃO DE POLÍTICA DE INVESTIMENTO DA UNCTAD APRESENTADO NA CIDADE DA PRAIA, SAL E SÃO VICENTE

A apresentação do 1º draft do relatório que faz a Revisão da Política de Investimento de Cabo Verde realizado pela United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), foi realizada na cidade da Praia, no Sal e em São Vicente, nos dias 23, 24 e 25 de abril respetivamente.

“Esta missão incumbida à nossa Agência, enquadra-se no âmbito de um pedido de assistência solicitado por Sua Ex.cia o Primeiro Ministro de Cabo Verde à Coordenadora Residente do Sistemas das Nações Unidas, neste país, Dra. Ulrika, para a elaboração de um Investment Policy Review of Cabo Verde ou Revisão da Política de Investimento de Cabo Verde”, referiu a presidente da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, no momento de abertura do evento que tomou lugar na Cidade da Praia, a 23 de abril, na sala de conferências do Palácio do Governo, na Várzea.

“Toda esta atividade tem um papel fundamental no desenvolvimento e implementação da missão da Cabo Verde TradeInvest, no que se refere à criação de mais e melhores oportunidade de Investimento nacional, Facilitação do Investimento, Divulgação e promoção da Imagem do País e Apoio na Melhoria do Ambiente de Negócios”, reforçou ainda.

A apresentação foi realizada pelos especialistas Massimo Meloni, Oficial de Assuntos Económicos e Avaliações de Política de Investimentos, e Ariel Ivanier, Oficial de Assuntos Económicos.

“Até o momento, concluímos o trabalho de Revisão da Política de Investimento em mais de 50 economias em todo o mundo. A nossa análise é baseada no Quadro de Políticas de Investimento para o Desenvolvimento Sustentável da UNCTAD. Este quadro fornece princípios fundamentais e diretrizes políticas sobre a elaboração de políticas de investimento. A nossa análise diagnóstica é geralmente acompanhada por uma discussão intergovernamental organizada em Genebra. Para esta ocasião, uma delegação de alto nível do Governo de Cabo Verde será convidada a apresentar os seus planos de política de investimento a outros Estados membros das Nações Unidas com o objetivo de trocar opiniões sobre as melhores práticas”, afirmou Massimo Meloni.

Esta é a terceira missão a Cabo Verde da equipa sendo antecedida pelo workshop de apresentação do projeto em julho de 2017 e encontros com os stakeholders em dezembro do mesmo ano.

A evento deverá ser procedido da Revisão do relatório pelo Governo e a Implementação e assistência técnica, visando a Monitorização e ações futuras.

No Sal, o evento decorreu no Hotel Oásis Belorizonte e em São Vicente na Câmara de Comércio de Barlavento/Agremiação Empresarial (CCB/AE).

Nos três encontros estiveram presentes entidades como Direção Nacional de Receitas do Estado e outras entidades públicas, o setor bancário e diversas instituições do setor empresarial, além de representações diplomáticas.