Projecto Aquasun estará no Cabo Verde Investment Forum na Expo 2020 Dubai

Projecto Aquasun estará no Cabo Verde Investment Forum na Expo 2020 Dubai

Aquasun é um projecto agro-industrial, com investimento estratégico em energias renováveis, dessalinização de água do mar para rega agrícola, produção agrícola tradicional e produção em hidroponia, que prevê criar 300 postos de trabalho ao final dos primeiros 4 anos da sua instalação.

O projecto prevê: (i) um parque solar híbrido para autoconsumo, integrado com uma central de dessalinização com capacidade de produção de 3500 m3/dia, (ii) a construção de um centro agro-industrial em Porto Novo, (iii) certificação da sua produção, transformação e embalamento, para garantir a qualidade do produto final para venda, (iv) produção de frescos e transformados de acordo com normas de certificação internacional de entidades como a Global Food Safety Initiative, a Food Safety System Certification, a International Food Standard e a Safe Quality Food, além de normas nacionais implementadas pelo IGQPI – Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual.
O objetivo da Aquasun é produzir cerca de 90% de energia a partir de fontes renováveis, utilizando-a para a sua atividade, fornecendo, ainda, água a 78 hectares de terrenos agrícolas pertencentes às zonas de Casa de Meio e Ponte Sul, em Porto Novo.

A Aquasun mereceu distinção da Sustainable Infrastructure Alliance, sendo um dos 5 melhores projectos mundiais de infraestruturas sustentáveis com forte impacto social, ambiental e de governação. A implementação do projecto representará benefícios financeiros e não financeiros (através do acesso a novas oportunidades de trabalho e desenvolvimento de competências) a 200 famílias (cerca de 840 pessoas) em Porto Novo. O projeto tem uma pegada ecológica negativa, evitando a emissão anual de cerca de 7000 toneladas de CO2, contribuindo, assim, significativamente para o combate às alterações climáticas provocadas pelo aquecimento global.

Um exemplo a seguir … e que será apresentado no Cabo Verde Investment Forum, a ser realizado a 4 de Fevereiro na Expo 2020 Dubai.

Sobre o autor

administrator