V Missão Empresarial Alemã de Energia “Gestão Energética, incl. Energias Renováveis, nos Setores Agroalimentar e Economia Marítima de Cabo Verde”

V Missão Empresarial Alemã de Energia “Gestão Energética, incl. Energias Renováveis, nos Setores Agroalimentar e Economia Marítima de Cabo Verde”

V Missão Empresarial Alemã de Energia
“Gestão Energética, incl. Energias Renováveis, nos Setores Agroalimentar e Economia Marítima de Cabo Verde”

Organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã e articulada com a XXIII edição da FIC – Feira Internacional de Cabo Verde

Em Cabo Verde, a alta dependência de fontes de energia primária, enquanto a maior parte da energia elétrica é gerada a partir de combustíveis fósseis, representa o desafio principal do setor energético. Os preços elevados de eletricidade, que resultam dos custos de importação de combustíveis fósseis, têm um impacto negativo não só na situação económica geral do arquipélago, mas também nos dois setores estrategicamente relevantes, o setor agroalimentar e a economia marítima. O comércio e consumo de produtos agrícolas, peixe fresco e produtos de pesca são fundamentais para a economia, o emprego e o bem-estar da população em Cabo Verde.

Devido ao aumento demográfico e económico bem como à urbanização, a procura por produtos alimentares, água doce e energia cresce continuamente. Ao mesmo tempo, há necessidade de implementar uma gestão energética mais eficiente e aumentar a produção de energia a partir de fontes renováveis, sendo umas das razões para a implementação do Programa Nacional para a Sustentabilidade Energética (PNSE) em Cabo Verde. Existem, portanto, condições promissoras em matéria de eficiência energética e energias renováveis para os setores agroalimentar e economia marítima de Cabo Verde.

Neste âmbito, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) realiza a

V Missão Empresarial Alemã de Energia a Cabo Verde entre 11 – 15 de novembro de 2019,
incluindo o V Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia e Reuniões Bilaterais.

Além disso, nos dias 13 a 16 de novembro, realizar-se-á a XXIII edição da FIC – Feira Internacional de Cabo Verde no Mindelo a maior plataforma de negócios do país com mais de 12.000 visitantes internacionais, reunindo representantes empresários e institucionais, decisores e quadros técnicos. A fim de aproveitar as sinergias destas duas iniciativas, fomentando contactos de parcerias bilaterais promissores entre as empresas alemãs e cabo-verdianas, a V Missão Empresarial Alemã de Energia será estreitamente articulada com as atividades da XXIII edição da FIC.

No V Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia do dia 12 de novembro, na Universidade do Mindelo (Auditório Onésimo Silveira) no Mindelo/São Vicente (ver programa aqui), que marcará o início da Missão e a agenda de atividades da semana da XXIII edição da FIC, poderá obter em primeira mão informações sobre as tecnologias e os desafios na área da eficiência energética, incl. energias renováveis, para os setores agroalimentar e economia marítima na Alemanha e em Cabo Verde. 6 empresas alemãs irão apresentar os seus produtos e serviços bem como possíveis domínios de cooperação com empresas em Cabo Verde.

Nos dias 13 a 15 de novembro serão realizadas Reuniões Bilaterais previamente agendadas entre os participantes alemães e potenciais parceiros cabo-verdianos, preferencialmente nas instalações das respetivas empresas e entidades cabo-verdianas. Em paralelo, está previsto a visita da delegação alemã à XXIII Edição da FIC.

São as seguintes 6 empresas alemãs que procuram parcerias com empresas cabo-verdianas e apresentam as suas soluções. Para consultar os perfis, clique na respetiva empresa:

biowatt energy GmbH
Lehner Innovative Produkte
PA-ID Process GmbH
Projekt GmbH
Sroka Stahl- und Anlagenbau UG & Co. KG
Unternehmensberatung POS

A participação no Simpósio com almoço incluído é gratuita, mas carece de inscrição prévia através da Ficha de Inscrição (baixar aqui). Após inscrição, a CCILA irá entrar em contacto com as empresas cabo-verdianas inscritas, a fim de agendar as reuniões bilaterais. O número de participantes é limitado. Agradecemos a sua inscrição até 4 de novembro de 2019.

Esta iniciativa é organizada em estreita colaboração com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), o Ministério da Economia Marítima (MEM), a Cabo Verde TradeInvest (CVTI), as Câmaras de Comércio e Indústria de Sotavento (CCISS) e de Barlavento (CCB), a FIC bem como a consultora alemã RENAC (Renewables Academy), conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia e integra-se no âmbito da iniciativa “Exportinitiative Energie”.

Para mais informações queira contactar:

Simone Gomes (CCB) | missao.alema@becv.org | Tel.: +238 232 8495 | Tlm.: +238 583 1431
Paulo Azevedo (CCILA) | paulo-azevedo@ccila-portugal.com | Tel.: +351 213 211 204 | Tlm: +351 934 442 200

Parceiros: