Notícias/Eventos

Movimento de passageiros nos aeroportos de Cabo Verde sobe para 1,2 milhões até junho

Os aeroportos cabo-verdianos movimentaram mais de 1,2 milhões de passageiros no primeiro semestre, ligeiramente acima do mesmo período de 2018, apesar da forte quebra no tráfego doméstico, refere um boletim da empresa Aeroportos e Segurança Aérea (ASA).

Saiba mais em: https://africa21digital.com/2019/11/25/movimento-de-passageiros-nos-aeroportos-de-cabo-verde-sobe-para-12-milhoes-ate-junho/

Cabo Verde TradeInvest lidera missão comercial para assistir a 1ª Edição da Feira EXPOAGRO, em Gran Canaria

A Cabo Verde TradeInvest, com o apoio do Governo de Canárias, em colaboração com a Câmaras de Comércio de Sotavento e Barlavento e a Pro Empresa, lidera uma missão comercial para assistir a 1ª Edição da Feira EXPOAGRO, em Gran Canaria, que teve início no dia 17 de outubro e decorrerá até o dia 19 de outubro.

 

Consulte a Nota de Imprensa >> NOTA IMPRENSA

Ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário participa no “Fórum de Cooperação Internacional de Medicina Tradicional 2019 da China (Macau)”

O Ministro da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde, participa de 25 a 27 de Setembro no Fórum de Cooperação Internacional de Medicina Tradicional 2019 da China, em Macau.

O Convite partiu do Chefe de Executivo da RAEM,  evento organizado pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau e pela Administração Nacional de Medicina Tradicional Chinesa da República Popular da China e coordenado pelo Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau (a seguir designado por Parque de GMTCM).

O fórum de dois dias, com o tema “Compartilha dos Frutos da Medicina Tradicional, Reforço do Intercâmbio e Cooperação Internacionais”, contará com a presença de mais de 700 participantes da China Continental, Macau, UE, ASEAN e de países e regiões de língua portuguesa.

Além da cerimónia de abertura, dos relatórios principais, do business matching e outros, este Fórum iniciará segmentos inéditos, incluindo o fórum de investimento e financiamento e o fórum de partilha de resultados científicos e tecnológicos.

De salientar que além do Ministro a delegação ainda é composta pelo Presidente da ERIS, Diretor do Hospital da Praia, Bastonário da Ordem dos Médicos, Diretor dos Assuntos Farmacêuticos, Reitora da Universidade de Cabo Verde e outros agentes da área da saúde.

De recordar que em Maio de 2019, em Lisboa, Portugal, o Parque GMTCM e o Ministério da Saúde e da Segurança Social da República de Cabo Verde, assinaram um memorando de cooperação em que ambos irão expandir e aprofundar a sua cooperação na área da medicina tradicional. Esse memorando começou a ser implementado em Julho deste ano através da formação de mais de 30 técnicos do Ministério da Saúde de Cabo Verde, Guine-Bissau, Angola e do sector privado da saúde.

Governo lança concursos para Atribuição de novas Capacidades de produção de Energia eléctrica através de Fontes renováveis

O Plano Diretor para o Sector Elétrico 2017-2040 (PDSE) estabeleceu metas para o setor das Energias Renováveis (ER), fixando a partir de uma penetração de 16,9% em 2017, uma percentagem de 50% de participação das fontes de energias renováveis no mix de produção de energia elétrica em 2030.

 https://gallery.mailchimp.com/1e97b52e9b8492b7d6895bbb2/files/f785e23a-6507-4048-8f55-7a8fb06e58ed/Newsletter_Concurso_IPP.pdf

Cabo Verde vai exportar vidro para Portugal

Cabo Verde vai exportar vidro para Marinha Grande (Portugal) auxiliando-se da máquina trituradora da autoria do metalomecânico mindelense Angelo Alves, também conhecido por Ti Nene, assegurou sexta-feira , no Mindelo, o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

Mais informações em: https://noticias.sapo.cv/economia/artigos/sao-vicente-cabo-verde-vai-exportar-vidro-para-portugal-com-ajuda-de-ti-nene-vice-primeiro-ministro

Exportação aumenta 10,8% no segundo trimestre deste ano

O índice de preço da exportação no segundo trimestre de 2019 registou um acréscimo na ordem de 10,8 por cento (%) enquanto o da importação diminui 1,5% relativamente ao mesmo período de 2018.

A informação foi avançada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicando que, de acordo com os resultados das Estatísticas do Comércio Externo, verificou-se uma diminuição nas reexportações em 0,4% comparativamente ao mesmo período de 2018.

Saiba mais em: 

https://expressodasilhas.cv/economia/2019/07/30/exportacoes-aumentam-108-no-segundo-trimestre-deste-ano/64985

 

 

 

Guiné-Bissau organiza edição de 2020 do encontro de empresários da China e dos países de língua portuguesa

A capital da Guiné-Bissau foi a cidade escolhida para acolher a edição de 2020 do Encontro dos Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

O Encontro terá lugar em novembro, uma vez que em meados de 2020 se realizará a Conferência Ministerial do Fórum de Macau, com membros do Governo.

Cabo Verde esteve representado neste 14º encontro, que se realizou em São Tomé e Príncipe de 8 a 9 de julho, através do seu Delegado de Cabo Verde junto do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, Nuno Furtado, ponto focal da Cabo Verde TradeInvest.

Mais informações em:

Bissau organiza edição de 2020 do encontro de empresários da China e dos países de língua portuguesa

Bissau organiza edição de 2020 do encontro de empresários da China e dos países de língua portuguesa

Delegado de CV no Fórum Macau participa no 14º Encontro Empresarial entre China e PLP

Delegado de CV no Fórum Macau participa no 14º Encontro Empresarial entre China e PLP

Fonte Bila e Santa Mónica consideradas como algumas das praias “mais fantásticas de África”

A praia de Fonte Bila, em São Filipe, ilha do Fogo, e a praia de Santa Mónica, na ilha da Boa Vista, estão na lista do top 50 das praias “mais fantásticas de África” 2018, eleito pela Flight Network, colectivo de agentes e publicações ligadas ao turismo.

Fonte Bila e Santa Mónica, estão nas posições 28ª e 49ª, correspondentemente, neste ranking.

Saiba mais em:

https://expressodasilhas.cv/lifestyle/2019/06/20/as-mais-fantasticas-praias-de-africa-cabo-verde-tem-duas-na-lista-e-a-melhor-cotada-nao-e-a-que-esta-a-espera/64395

Porto Novo já exporta sabonetes e grogue – queijo é o próximo produto a chegar aos mercados internacionais

O sabonete e o “afamado” grogue do Tarrafal de Monte Trigo e Ribeira da Cruz são os produtos “made in” Porto Novo que já estão sendo exportados para destinos como Europa, Estados Unidos da América (EUA) e Macau.

Ler mais em:
https://noticias.sapo.cv/economia/artigos/porto-novo-ja-exporta-sabonetes-e-grogue-queijo-e-o-proximo-produto-a-chegar-aos-mercados-internacionais

Santo Antão: Produtos “made in” Santo Antão vão ter selo de origem que já está a ser criado

Os produtos da ilha de Santo Antão, como o grogue, o queijo, o café e outros, vão ter um selo de origem, que já está a ser criado visando a divulgação, valorização e promoção desses produtos locais.

O selo de origem para os produtos “made in” Santo Antão está a ser criado no âmbito do projecto Raízes (Redes locais para o turismo sustentável e inclusivo em Santo Antão), que está a ser implementado, há dois anos, em Santo Antão, com o co-financiamento da União Europeia, em 55 mil contos.

Mais informações em:
https://noticias.sapo.cv/sociedade/artigos/santo-antao-produtos-made-in-santo-antao-vao-ter-selo-de-origem-que-ja-esta-a-ser-criado