Notícias/Eventos

Cabo Verde sobe para 3º lugar no índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018

Cabo Verde continua a ser o país africano de língua portuguesa melhor colocado no Índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018 publicado nesta segunda-feira, 29, ao subir um lugar. É terceiro agora.

Mais informações em A Nação:

Cabo Verde melhor e Angola pior no Índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018

Hilton Cabo Verde Sal Resort conquista dois prémios no World Travel Awards 2018

“Africa’s Leading New Resort 2018” e “Cape Verde’s Leading Hotel 2018” foram as duas categorias em que esse resort foi distinguido.
Hilton Cabo Verde Sal Resort conquista dois prémios no World Travel Awards 2018

O Hilton Cabo Verde Sal Resort ganhou dois prémios no World Travel Awards 2018.

“Africa’s Leading New Resort 2018” e “Cape Verde’s Leading Hotel 2018” foram as duas categorias em que esse resort foi distinguido.

Os prémios foram revelados numa cerimónia que aconteceu em Durban, África do Sul, no passado dia 6 de Outubro.

Este hotel trouxe para Cabo Verde, pela primeira vez, o prémio de “Melhor Novo Resort de África”.

Localizado na ilha do Sal, o Hilton Cabo Verde Sal Resort é o mais recente resort do país com 241 quartos que abriu portas a 24 de Outubro de 2017. O resort está dotado de 4 restaurantes e bares, ginásio, spa, clube infantil, centro de desportos aquáticos e área flexível para eventos com 2000 metros quadrados, seis espaços para reuniões e eventos com capacidade para até 300 pessoas.

Este resort integra ainda o primeiro Casino de Cabo Verde.

CV TradeInvest e IEFP parceiras na promoção de emprego e oportunidades de negócio

A promoção do emprego e oportunidades de negócios são duas das principais linhas orientadoras do protocolo assinado hoje, entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Cabo Verde TradeInvest.

O presidente do IEFP, Paulo Santos, congratulou-se com o acordo firmado, explicando que esse protocolo surge num momento em que “há bons resultados a nível dos investimentos” directos em Cabo Verde, como também uma “retoma clara de crescimento económico” e que com certeza isto tudo “irá impactar” a nível do emprego.

“Nós temos todo o interesse de ter as informações de forma atempada para poder também preparar todo o nosso plano de actividade. A Cabo Verde TradeInvest, a partir deste protocolo, vai passar a disponibilizar as informações para o IEFP em termos de investimentos previstos e investimentos que vão acontecendo”, indicou, realçando que com as informações, o IEFP vai trabalhar a questão da qualificação das pessoas para poder preparar para o mercado de trabalho.

Por sua vez, a presidente do Concelho de Administração da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, manifestou a sua satisfação, sublinhando que as equipas, das duas entidades, vão trabalhar em sintonia, promovendo formações e ampliar o âmbito de actuação a nível internacional.

“A nossa responsabilidade é saber como ser mais eficaz e promover mais postos de trabalho, ser mais célere e dar resultados. Se queremos um desenvolvimento económico sustentável, equilibrado e integrado, temos que perceber a necessidade, o desafio e, sobretudo, casar o interesse dessas duas instituições”, observou.

Cabo Verde, a 33ª melhor democracia do mundo

Num estudo que analisa a qualidade da Democracia em 201 países, Cabo Verde ocupa a 33ª posição. Noruega, Suécia e Estónia ocupam os três primeiros lugares.

O período analisado no estudo publicado pelo V Dem Institute, de 2007 a 2017, revela que Cabo Verde é uma democracia liberal, onde mulheres e homens têm papéis políticos quase iguais o que ajuda o país a alcançar uma posição superior a países como a Espanha (35), Grécia (37) ou África do Sul (43) e muito próxima de países como os EUA (31).

Mais informações em:
Estudo coloca Cabo Verde como 33ª melhor democracia do mundo
https://expressodasilhas.cv/politica/2018/09/12/estudo-coloca-cabo-verde-como-33a-melhor-democracia-do-mundo/60007

10 razões para investir no Turismo em Cabo Verde

O Canal norte-americano CNN Travel enumerou 10 razões para investir na diversidade turística do arquipélago, reconhecendo a sua beleza.

“Cabo Verde oferece uma grande diversidade de paisagens, desde picos vulcânicos a ilhas verdejantes, tudo cercado por um belo oceano equatorial azul”, disse Jon Nicholson, diretor de planejamento da Zegrahm Expeditions, uma empresa de viagens de aventura especializada em cruzeiros de pequenas embarcações, passeios, e safaris.

  1. Crescimento Turístico
  2. Diversidade das ilhas
  3. Morabeza – a arte de bem receber
  4. Paisagens vulcânicas
  5. Morna
  6. Praia de areia branca e preta
  7. Gastronomia local
  8. Arquitetura e arte urbana
  9. Caminhos de trekking
  10. Rotas de cruzeiros e desportos de água

Mais informações em:

12 reasons to visit the beautiful Cape Verde islands

https://edition.cnn.com/travel/article/cape-verde-islands-africa/index.html

Cabo Verde TradeInvest disponibiliza inscrições para o Diretório de Empresas e Prestadores de Serviço

A Agência de Promoção ao Investimento e Exportação, Cabo Verde TradeInvest, lançou a plataforma que vai permitir às empresas exportadoras e aos prestadores de serviços fazer a inscrição das suas organizações no Diretório de Empresas e Prestadores de Serviço criado online com o objectivo de divulgar o mercado nacional de uma forma rápida e célere junto dos investidores e exportadores.

Integrado nas atividades do Plano Estratégico da agência e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) do Governo, o Diretório de Empresas e Prestadores de Serviço tem a missão de apoiar o empresariado nacional interessado em produzir bens e serviços. Este será um veículo para prestação de informações, facilitação de contactos, propiciando ou promovendo parcerias a nível nacional e internacional. 

Nesse sentido, a Cabo Verde TradeInvest pretende conhecer e dar a conhecer ao mundo as empresas cabo-verdianas, com a disponibilização de informação completa de todos os agentes de um mercado cada vez mais exigente em padrões de profissionalismo e competência.

O Directório de Empresas consiste numa ferramenta alojada no site da Cabo Verde TradeInvest em www.cvtradeinvest.cv, no qual a inscrição pode ser realizada através da colocação de dados no seu correspondente formulário. A plataforma vai permitir a publicidade e a apresentação gratuita das empresas, produtos e serviços de Cabo Verde, organizados de acordo com a área de negócio na qual se integram.

Será feita a  disponibilização dos contactos, localização, serviços prestados e outras informações relevantes das empresas inscritas com o fim de fazer desta plataforma um meio de contacto internacional dos produtos e serviços nacionais, melhor apresentando o país e as suas oportunidades.

Aceder à plataforma em:

http://cvtradeinvest.cv/diretorioempresas/home.php

Destacado potencial de Cabo Verde como centro de operações do Atlântico

Destacado potencial de Cabo Verde como centro de operações do Atlântico

Cabo Verde tem um potencial “muito grande” para se transformar num “grande centro” de operações e de controlo no Oceano Atlântico, de acordo com o almirante da Marinha do Brasil, Eduardo Leal Ferreira.

“É o grande centro de tudo o que de importante acontece no Atlântico Sul, que de alguma maneira passa em frente à Cabo Verde, todo o tráfego marítimo, ou seja, a ligação entre o Atlântico Norte com o Atlântico Sul, passa por Cabo Verde”, reforçou ao Jornal Expresso das Ilhas.

Saiba mais em:
Expresso das Ilhas – Almirante brasileiro destaca potencial de Cabo Verde para ser centro de operações Atlântico
https://expressodasilhas.cv/pais/2018/08/20/almirante-brasileiro-destaca-potencial-de-cabo-verde-para-ser-centro-de-operacoes-atlantico/59682

Grogue “made in Tarrafal de Monte Trigo” chega ao mercado europeu

O grogue e derivados, “made in Tarrafal de Monte Trigo”, estão a ser exportados para a Europa através da empresa Música e Grogue (M&G), com sede nessa localidade do interior do concelho do Porto Novo, que tem certificado que a permita exportar para mercados internacionais.

Recentemente foram exportados dois mil litros da aguardente e derivados para França, conforme Simão Évora.

Mais informações em:

Inforpress – Santo Antão: Dois mil litros do grogue e derivados “made in Tarrafal de Monte Trigo” exportados para o mercado europeu

Santo Antão: Dois mil litros do grogue e derivados “made in Tarrafal de Monte Trigo” exportados para o mercado europeu

Cabo Verde TradeInvest e Macao BringBuys Web Technology discutem na China projecto no arquipélago

A Cabo Verde Tradelnvest e a Macao BringBuys Web Technology encontraram-se na China para discutir a criação de um pólo tecnológico em Cabo Verde, que inclui um centro de computração em nuvem, um centro de dados “offshore”, institutos de formação e incubadoras de empresas, disse Ana Lima Barber, presidente da agência cabo-verdiana, ao jornal Tribuna de Macau.

A presidente da Cabo Verde TradeInvest e o administrador do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) iniciaram no passado dia 7 de Agosto corrente uma visita de três dias à China para se inteirarem do projecto West Africa International Cloud Computing Center, segundo um comunicado divulgado na altura.

Leia mais em:

Cabo Verde Tradelnvest e Macao BringBuys Web Technology discutem na China projecto no arquipélago

Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO apresenta produtos de financiamento disponíveis para Cabo Verde

O Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO (BIDC) e o Ministério das Finanças realizam o Workshop – “Apresentação de produtos/mecanismos de financiamento disponíveis para Cabo Verde” que terá lugar no dia 13 de Agosto, segunda-feira, pelas 8:30, na Sala de Conferências do Hotel Praia-Mar, na Cidade da Praia.

O Workshop realiza-se no âmbito da deslocação a Cabo Verde de uma missão do Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO (BIDC), que terá lugar entre os dias 12 a 14 de Agosto. A missão tem como objectivo dar a conhecer os produtos/mecanismos de financiamento, as instituições públicas e privadas nacionais.

A missão será encabeçada pelo Presidente do BIDC, Sr. Bashir Mamman IFO, que se fará acompanhar pelo Vice Presidente para Operações, Director de Pesquisa e Planeamento Estratégico, Director do Departamento Legal e Pelo Coordenador das Operações do Sector Público. O ato da abertura será presidido por Sua Excelência Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia.

Nesse mesmo dia, será promovida pela Cabo Verde TradeInvest uma sessão de curtos encontros de negócios entre empresas com projetos considerados de interesse para Cabo Verde e as entidades que representam o banco, no sentido de procurar financiamento para as suas atividades.