Notícias/Eventos

Cabo Verde TradeInvest lidera missão comercial para assistir a 1ª Edição da Feira EXPOAGRO, em Gran Canaria

A Cabo Verde TradeInvest, com o apoio do Governo de Canárias, em colaboração com a Câmaras de Comércio de Sotavento e Barlavento e a Pro Empresa, lidera uma missão comercial para assistir a 1ª Edição da Feira EXPOAGRO, em Gran Canaria, que teve início no dia 17 de outubro e decorrerá até o dia 19 de outubro.

 

Consulte a Nota de Imprensa >> NOTA IMPRENSA

Ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário participa no “Fórum de Cooperação Internacional de Medicina Tradicional 2019 da China (Macau)”

O Ministro da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde, participa de 25 a 27 de Setembro no Fórum de Cooperação Internacional de Medicina Tradicional 2019 da China, em Macau.

O Convite partiu do Chefe de Executivo da RAEM,  evento organizado pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau e pela Administração Nacional de Medicina Tradicional Chinesa da República Popular da China e coordenado pelo Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau (a seguir designado por Parque de GMTCM).

O fórum de dois dias, com o tema “Compartilha dos Frutos da Medicina Tradicional, Reforço do Intercâmbio e Cooperação Internacionais”, contará com a presença de mais de 700 participantes da China Continental, Macau, UE, ASEAN e de países e regiões de língua portuguesa.

Além da cerimónia de abertura, dos relatórios principais, do business matching e outros, este Fórum iniciará segmentos inéditos, incluindo o fórum de investimento e financiamento e o fórum de partilha de resultados científicos e tecnológicos.

De salientar que além do Ministro a delegação ainda é composta pelo Presidente da ERIS, Diretor do Hospital da Praia, Bastonário da Ordem dos Médicos, Diretor dos Assuntos Farmacêuticos, Reitora da Universidade de Cabo Verde e outros agentes da área da saúde.

De recordar que em Maio de 2019, em Lisboa, Portugal, o Parque GMTCM e o Ministério da Saúde e da Segurança Social da República de Cabo Verde, assinaram um memorando de cooperação em que ambos irão expandir e aprofundar a sua cooperação na área da medicina tradicional. Esse memorando começou a ser implementado em Julho deste ano através da formação de mais de 30 técnicos do Ministério da Saúde de Cabo Verde, Guine-Bissau, Angola e do sector privado da saúde.

Governo lança concursos para Atribuição de novas Capacidades de produção de Energia eléctrica através de Fontes renováveis

O Plano Diretor para o Sector Elétrico 2017-2040 (PDSE) estabeleceu metas para o setor das Energias Renováveis (ER), fixando a partir de uma penetração de 16,9% em 2017, uma percentagem de 50% de participação das fontes de energias renováveis no mix de produção de energia elétrica em 2030.

 https://gallery.mailchimp.com/1e97b52e9b8492b7d6895bbb2/files/f785e23a-6507-4048-8f55-7a8fb06e58ed/Newsletter_Concurso_IPP.pdf

Cabo Verde vai exportar vidro para Portugal

Cabo Verde vai exportar vidro para Marinha Grande (Portugal) auxiliando-se da máquina trituradora da autoria do metalomecânico mindelense Angelo Alves, também conhecido por Ti Nene, assegurou sexta-feira , no Mindelo, o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

Mais informações em: https://noticias.sapo.cv/economia/artigos/sao-vicente-cabo-verde-vai-exportar-vidro-para-portugal-com-ajuda-de-ti-nene-vice-primeiro-ministro

Exportação aumenta 10,8% no segundo trimestre deste ano

O índice de preço da exportação no segundo trimestre de 2019 registou um acréscimo na ordem de 10,8 por cento (%) enquanto o da importação diminui 1,5% relativamente ao mesmo período de 2018.

A informação foi avançada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicando que, de acordo com os resultados das Estatísticas do Comércio Externo, verificou-se uma diminuição nas reexportações em 0,4% comparativamente ao mesmo período de 2018.

Saiba mais em: 

https://expressodasilhas.cv/economia/2019/07/30/exportacoes-aumentam-108-no-segundo-trimestre-deste-ano/64985

 

 

 

Guiné-Bissau organiza edição de 2020 do encontro de empresários da China e dos países de língua portuguesa

A capital da Guiné-Bissau foi a cidade escolhida para acolher a edição de 2020 do Encontro dos Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

O Encontro terá lugar em novembro, uma vez que em meados de 2020 se realizará a Conferência Ministerial do Fórum de Macau, com membros do Governo.

Cabo Verde esteve representado neste 14º encontro, que se realizou em São Tomé e Príncipe de 8 a 9 de julho, através do seu Delegado de Cabo Verde junto do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, Nuno Furtado, ponto focal da Cabo Verde TradeInvest.

Mais informações em:

Bissau organiza edição de 2020 do encontro de empresários da China e dos países de língua portuguesa

Bissau organiza edição de 2020 do encontro de empresários da China e dos países de língua portuguesa

Delegado de CV no Fórum Macau participa no 14º Encontro Empresarial entre China e PLP

Delegado de CV no Fórum Macau participa no 14º Encontro Empresarial entre China e PLP

Fonte Bila e Santa Mónica consideradas como algumas das praias “mais fantásticas de África”

A praia de Fonte Bila, em São Filipe, ilha do Fogo, e a praia de Santa Mónica, na ilha da Boa Vista, estão na lista do top 50 das praias “mais fantásticas de África” 2018, eleito pela Flight Network, colectivo de agentes e publicações ligadas ao turismo.

Fonte Bila e Santa Mónica, estão nas posições 28ª e 49ª, correspondentemente, neste ranking.

Saiba mais em:

https://expressodasilhas.cv/lifestyle/2019/06/20/as-mais-fantasticas-praias-de-africa-cabo-verde-tem-duas-na-lista-e-a-melhor-cotada-nao-e-a-que-esta-a-espera/64395

Porto Novo já exporta sabonetes e grogue – queijo é o próximo produto a chegar aos mercados internacionais

O sabonete e o “afamado” grogue do Tarrafal de Monte Trigo e Ribeira da Cruz são os produtos “made in” Porto Novo que já estão sendo exportados para destinos como Europa, Estados Unidos da América (EUA) e Macau.

Ler mais em:
https://noticias.sapo.cv/economia/artigos/porto-novo-ja-exporta-sabonetes-e-grogue-queijo-e-o-proximo-produto-a-chegar-aos-mercados-internacionais

Santo Antão: Produtos “made in” Santo Antão vão ter selo de origem que já está a ser criado

Os produtos da ilha de Santo Antão, como o grogue, o queijo, o café e outros, vão ter um selo de origem, que já está a ser criado visando a divulgação, valorização e promoção desses produtos locais.

O selo de origem para os produtos “made in” Santo Antão está a ser criado no âmbito do projecto Raízes (Redes locais para o turismo sustentável e inclusivo em Santo Antão), que está a ser implementado, há dois anos, em Santo Antão, com o co-financiamento da União Europeia, em 55 mil contos.

Mais informações em:
https://noticias.sapo.cv/sociedade/artigos/santo-antao-produtos-made-in-santo-antao-vao-ter-selo-de-origem-que-ja-esta-a-ser-criado

 

Missão cabo-verdiana nos Estados Unidos para os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável

A missão cabo-verdiana que decorreu de 10 a 16 de maio no Estado de Massachusetts, Estados Unidos da América, teve como objectivo a mobilização de parcerias e desenvolvimento no âmbito do Programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objectivos 20/30.

Os Presidentes das câmaras municipais da ilha do Fogo, Jorge Nogueira, Alberto Nunes e Fernandino Teixeira apostaram em encontros com as associações e investidores cabo-verdianos.

Ler mais em: http://www.rcv.cv/index.php?paginas=21&id_cod=20920