Notícias/Eventos

Cabo Verde TradeInvest participa na XXII edição da FIC

A Agência de Promoção do Investimento e Exportação de Cabo Verde vai estar presente na XXIIª edição da Feira Internacional de Cabo Verde, que vai decorrer entre 14 e 18 de novembro, no espaço da Achada Grande.

A Cabo Verde TradeInvest vai marcar presença com o seu stand, mas também com a intervenção da Presidente do Conselho de Administração, Ana Lima Barber, no Painel de debate da conferência “CPLP – Uma Plataforma Intercontinental de Negócios”.

Será uma oportunidade para debater Cabo Verde inserido no contexto de oportunidades da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, sendo que este ano Cabo Verde assume a presidência rotativa da CPLP de 2018 a 2020.

O evento tem-se tornado cada vez mais uma referência a nível nacional e internacional, no que proporcionará diversas oportunidades de contacto entre empresas, potenciais investidores, exportadores e novos operadores no mercado.

China International Automobile Expo contou com empresas de Cabo Verde

A 8ª China International Automobile Expo contou com a participação de duas empresas cabo-verdianas, BOCAR e Caetano Auto, representadas por Ronnie Maurício e Cláudio Vieira, respectivamente, acompanhadas pela Diretora do departamento de Exportação da Cabo Verde TradeInvest, Leida Santos. O evento que decorreu de 2 a 4 de novembro em Cotai, Macau, foi organizado pela China National Machinery Industry Corporation e Macau Convention & Exhibition Association.

Com o tema “Marca, pontes e oportunidades”, o evento serviu de plataforma para o estabelecimento de parcerias entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

Diversas conferências de elevado nível como Asia Pacific Automobile Summit e a China Brand International Development Summit Forum, tiveram lugar durante os dois dias no sentido de apoiar as marcas automobilísticas a melhor se internacionalizar.

Cabo Verde TradeInvest participa na China Internacional Import Exposition

A presidente da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, está a participar na China Internacional Import Exposition (CIIE) em Shangai, na China, a decorrer de 5 a 10 de novembro, em acompanhamento da comitiva do Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.

O evento contou também com a representação da empresa de Vinhos Chã, com um stand nos cinco dias do evento. 

Esta primeira edição do evento será realizada em Shangai com o objectivo de promover o comércio internacional e também servir como uma plataforma de cooperação internacional capaz de demonstrar o desenvolvimento económico de cada nação, discutir questões económicas globais e comerciais. A participação foi 135 países, num total de 3 mil empresas registadas.

Empresas de Cabo Verde participam no Fórum de Investimento em África

Cabo Verde vai levar cinco projetos de privados para avaliação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no Fórum de Investimento em África a decorrer de 7 a 9 de novembro, em Joanesburgo, na África do Sul.

A seleção foi levada a cabo durante a sessão de encontros de negócios, organizada pela Cabo Verde TradeInvest, a 27 de junho entre 9 empresas nacionais e o BAD.

Os projetos apresentaram todos os requisitos para obtenção de financiamento e correspondem às áreas de turismo e indústria.

Durante o evento será assinado o Compacto Lusófono, documento que vai formalizar o financiamento a projetos de pequenas e médias empresas que atinjam pelo menos um milhão de dólares com o fim de promover o desenvolvimento dos países da África Lusófona.

O compacto assenta em três pontos de grande importância que são a mitigação de riscos para os projetos específicos de investimentos, o financiamento dos mesmos e a assistência técnica para os governos e outros em tudo que tange ao sector privado.

Será através deste acordo que as empresas vão procurar financiamento, mas também vão ter a oportunidade de realizar encontros com outras empresas e alargar o seu networking.

A conceção do Compacto Lusófono enfatiza a necessidade de aprofundar a integração económica da comunidade lusófona das nações através da identificação e desenvolvimento de um pipeline de investimentos bancáveis.

Cabo Verde sobe para 3º lugar no índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018

Cabo Verde continua a ser o país africano de língua portuguesa melhor colocado no Índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018 publicado nesta segunda-feira, 29, ao subir um lugar. É terceiro agora.

Mais informações em A Nação:

Cabo Verde melhor e Angola pior no Índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018

Fórum Macau: CV TradeInvest participa no Colóquio sobre Gestão do Turismo para os Países de Língua Portuguesa

A Cabo Verde TradeInvest participou no “Colóquio sobre Gestão do Turismo, Convenções e Exposições para os Países de Língua Portuguesa”, organizado pelo Centro de Formação do Fórum de Macau em colaboração com a Universidade da Cidade de Macau que decorreu de 15 a 26 de outubro em Macau, através da sua Diretora de Marketing, Susana Duarte.

O presente Colóquio contou com 32 funcionários e gestores das empresas dos respetivos domínios provenientes dos 8 Países de Língua Portuguesa, nomeadamente, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste com o fim de receber formação em Macau.

No decurso do colóquio, organizou-se uma série de atividades, que incluíram palestras temáticas, as quais serviram para apresentar a cooperação na área do turismo, convenções e exposições englobando a China, Macau e os Países de Língua Portuguesa e o ponto da situação sobre a construção do Centro de Turismo e de Lazer em Macau. Foram efetuadas visitas ao Secretariado Permanente do Fórum de Macau, à Direção dos Serviços de Turismo, à Direção de Inspeção e Coordenação de Jogos, ao Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, às instalações de turismo, e ainda ao Património Mundial de Macau. Os participantes tiveram também a oportunidade de participar na 10.ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, na 23.ª edição da Feira Internacional de Macau, na Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa 2018 (Macau) – 2018 PLPEX”, para além de outras atividades.

A cerimónia de encerramento do Colóquio contou com a presença da Secretária-Geral do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, Dra. Xu Yingzhen; da Directora-Geral Adjunta da Delegação Comercial do Departamento dos Assuntos Económicos do Gabinete de Ligação do Governo Central da República Popular da China na RAEM, Dra. Li Huaying; da Cônsul-Geral da República de Angola na RAEM, Dra. Sofia Pegado da Silva; do Cônsul-Geral da República de Moçambique na RAEM, Dr. Rafael Custódio Marques; da representante do Cônsul-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Dra. Maria João Bonifácio; do Presidente da Universidade da Cidade de Macau, Prof. Zhang Shuguang; bem como dos Delegados dos Países de Língua Portuguesa. A Secretária-Geral, Dra. Xu Yingzhen, o Presidente da Universidade da Cidade de Macau, Prof. Zhang Shuguang, e a representante rotativa do Colóquio, Dra. Lourdes Domingos proferiram discursos na cerimónia de encerramento.

No seu discurso, a Secretária-Geral Dra. Xu Yingzhen referiu que as atividades do Colóquio permitiram aos participantes conhecer o desenvolvimento de turismo e de convenções e exposições do Interior da China e de Macau, a fim de promover a aprendizagem mútua e intercâmbio de experiência no sector de turismo e de convenções e exposições entre a China, Macau e os Países de Língua Portuguesa, com o pleno aproveitamento das vantagens de Macau na construção da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa e a criação do Centro Mundial de Turismo e de Lazer.

Além disso, estas atividades permitiram também fomentar ainda mais a cooperação de turismo e de convenções e exposições entre o Interior da China, Macau e os Países de Língua Portuguesa, procurando criar mais oportunidades para o desenvolvimento económico e comercial.

Hilton Cabo Verde Sal Resort conquista dois prémios no World Travel Awards 2018

“Africa’s Leading New Resort 2018” e “Cape Verde’s Leading Hotel 2018” foram as duas categorias em que esse resort foi distinguido.
Hilton Cabo Verde Sal Resort conquista dois prémios no World Travel Awards 2018

O Hilton Cabo Verde Sal Resort ganhou dois prémios no World Travel Awards 2018.

“Africa’s Leading New Resort 2018” e “Cape Verde’s Leading Hotel 2018” foram as duas categorias em que esse resort foi distinguido.

Os prémios foram revelados numa cerimónia que aconteceu em Durban, África do Sul, no passado dia 6 de Outubro.

Este hotel trouxe para Cabo Verde, pela primeira vez, o prémio de “Melhor Novo Resort de África”.

Localizado na ilha do Sal, o Hilton Cabo Verde Sal Resort é o mais recente resort do país com 241 quartos que abriu portas a 24 de Outubro de 2017. O resort está dotado de 4 restaurantes e bares, ginásio, spa, clube infantil, centro de desportos aquáticos e área flexível para eventos com 2000 metros quadrados, seis espaços para reuniões e eventos com capacidade para até 300 pessoas.

Este resort integra ainda o primeiro Casino de Cabo Verde.

CV TradeInvest e IEFP parceiras na promoção de emprego e oportunidades de negócio

A promoção do emprego e oportunidades de negócios são duas das principais linhas orientadoras do protocolo assinado hoje, entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Cabo Verde TradeInvest.

O presidente do IEFP, Paulo Santos, congratulou-se com o acordo firmado, explicando que esse protocolo surge num momento em que “há bons resultados a nível dos investimentos” directos em Cabo Verde, como também uma “retoma clara de crescimento económico” e que com certeza isto tudo “irá impactar” a nível do emprego.

“Nós temos todo o interesse de ter as informações de forma atempada para poder também preparar todo o nosso plano de actividade. A Cabo Verde TradeInvest, a partir deste protocolo, vai passar a disponibilizar as informações para o IEFP em termos de investimentos previstos e investimentos que vão acontecendo”, indicou, realçando que com as informações, o IEFP vai trabalhar a questão da qualificação das pessoas para poder preparar para o mercado de trabalho.

Por sua vez, a presidente do Concelho de Administração da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, manifestou a sua satisfação, sublinhando que as equipas, das duas entidades, vão trabalhar em sintonia, promovendo formações e ampliar o âmbito de actuação a nível internacional.

“A nossa responsabilidade é saber como ser mais eficaz e promover mais postos de trabalho, ser mais célere e dar resultados. Se queremos um desenvolvimento económico sustentável, equilibrado e integrado, temos que perceber a necessidade, o desafio e, sobretudo, casar o interesse dessas duas instituições”, observou.

CV TradeInvest e IEFP assinam protocolo para promover emprego e empreendedorismo

A Cabo Verde TradeInvest e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vão assinar um acordo de parceria esta quarta-feira, dia 10 de outubro, às 15h, na sede da CV TradeInvest, em Achada de Santo António, com o objetivo de promover o emprego e empreendedorismo e disponibilizar cada vez melhores condições ao investimento no país.

A parceria constitui uma opção estratégica da Cabo Verde TradeInvest e do Instituto do Emprego e Formação Profissional para o desenvolvimento nacional. O ato vai reforçar o trabalho das duas instituições nos domínios dos Estágios Profissionais, Intermediação laboral/ Recrutamento, Formação Profissional, bem como Empreendedorismo e Auto-Emprego.

Nesse sentido, pretende-se que as informações produzidas pelos dois organismos possam ser partilhadas de forma a seguir os mesmos objetivos de promover e melhorar o ambiente de negócios nacional.

As duas partes vão trabalhar numa comunicação conjunta relativamente aos Projectos de investimento privado em carteira; a projecção do número de postos de trabalho previstos; bem como os Perfis profissionais; informações sobre os sectores, áreas de atividade económica com oportunidades de negócio existentes em cada ilha e respectivos concelhos para orientação dos beneficiários dos programas de promoção do Empreendedorismo, autoemprego e Formação Profissional; Planos estratégicos e planos de negócios das partes; Eventos previstos, entre outros.

Além destes temas, este acordo vai promover outras ações como a contemplação de jovens e desempregados inscritos nos Centros de Emprego e Formação Profissional em ações de formação previstas no âmbito dos Acordos de parceria assinados entre a Cabo Verde TradeInvest e as suas entidades parceiras nacionais e internacionais; Internacionalização da mão-de-obra qualificada por forma a alinhar a procura e a oferta; Colaboração nos processos de recrutamento de mão-de-obra necessária para execução dos projetos em Cabo Verde e na operacionalização do serviço de mobilidade internacional.

Equipa da Cabo Verde TradeInvest visita Natural Pro

A equipa de Exportação e Marketing da Cabo Verde TradeInvest teve a oportunidade de visitar a empresa de origem canarina de produção de produtos derivados do cato Aloe Verde, a Natural Pro, situada em Tira Chapéu, cidade da Praia.

A empresa dedica-se ainda à produção de gelo para venda ao público, sendo que os seus produtos cosméticos à base de aloé vera estão direcionados para venda ao setor turístico e hoteleiro. A Natural Pro tem também representantes na ilha do Sal, onde têm uma loja no aeroporto para venda dos produtos, e na ilha da Boa Vista, enquanto os seus produtos podem ser encontrados nos hotéis de quase todas as ilhas do país.

A visita foi dedicada à promoção do Diretório de Empresas Exportadoras e Prestadores de Serviço, divulgação da Lei do Centro Internacional de Negócios de Cabo Verde e das oportunidades do Fórum Macau e outras oportunidades de negócio.