Notícias/Eventos

Equipa da Cabo Verde TradeInvest visita Natural Pro

A equipa de Exportação e Marketing da Cabo Verde TradeInvest teve a oportunidade de visitar a empresa de origem canarina de produção de produtos derivados do cato Aloe Verde, a Natural Pro, situada em Tira Chapéu, cidade da Praia.

A empresa dedica-se ainda à produção de gelo para venda ao público, sendo que os seus produtos cosméticos à base de aloé vera estão direcionados para venda ao setor turístico e hoteleiro. A Natural Pro tem também representantes na ilha do Sal, onde têm uma loja no aeroporto para venda dos produtos, e na ilha da Boa Vista, enquanto os seus produtos podem ser encontrados nos hotéis de quase todas as ilhas do país.

A visita foi dedicada à promoção do Diretório de Empresas Exportadoras e Prestadores de Serviço, divulgação da Lei do Centro Internacional de Negócios de Cabo Verde e das oportunidades do Fórum Macau e outras oportunidades de negócio.

Programa Expo Live aberto – Fundo de 100 milhões de dólares para projetos empreendedores

O programa Expo Live está a partir desta segunda-feira, dia 1 de outubro, oficialmente aberto para a candidatura de financiamento a projetos de empreendedorismo, até ao dia 31 do mês corrente.

Este programa é uma inovadora parceria lançada pelo evento Expo 2020 no Dubai com a finalidade de financiar, acelerar e promover soluções de melhoria de vida enquanto formas de preservação do meio ambiente.

Com um valor de 100 milhões de dólares, o Expo Live pretende aproveitar a dimensão da Expo 2020 no Dubai para demonstrar a evolução das inovações a nível mundial, no sentido de aumentar o ritmo do progresso e inspirar para um futuro mais próspero e inclusivo.

O programa foi apresentado pela mão do Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, e da Presidente da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, no âmbito de um encontro realizado na Cidade da Praia com a participação de um grupo de empresários sob o tema “Oportunidades de negócio/ExpoDubai 2020”, no dia 26 de setembro.

 

Mais informações em:

https://www.expo2020dubai.com/en/expo-live/expo-live#what-is-expo-live

Expo Live – Manual de Inscrição

Badia Natural Cosmetics participa no Colóquio de Medicina Tradicional em Macau

A empresa de produção de produtos naturais de cosmética Badia Natural Cosmetics está a participar no Colóquio sobre Cooperação no domínio de Medicina Tradicional para os Países de Língua Portuguesa que está a decorrer de 13 a 26 de setembro em Macau, sobre a orientação do delegado de Cabo Verde no Fórum Macau, Nuno Furtado.

A ação é promovida pelo Centro de Formação do Fórum de Macau e decorre também no interior da China, em Hengqin, Província de Cantão.

A empresária Lúcia Cardoso, responsável pela empresa de cosmética, foi uma das convidadas para participar, indicada pela Cabo Verde TradeInvest, juntamente com três representantes do Ministério de Saúde.

CV TradeInvest e NOSI visitam Macao Bringbuys Web Technology

A Cabo Verde TradeInvest, representada pela Presidente do Conselho de Administração, Ana Lima Barber, e o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, NOSI, representado pelo Administrador Executivo Aruna Handem, iniciam na terça-feira, dia 7 de agosto, uma visita de 3 dias à empresa Macao Bringbuys Web Technology, na China.

A visita é realizada a convite da empresa, no seguimento do acordo de cooperação assinado no dia 21 de junho de 2018, no âmbito do 12º Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre China e Países de Língua Portuguesa que decorreu de 21 a 22 de junho, no Centro de Congressos de Lisboa, em Portugal.

A delegação terá a missão de conhecer o projecto West Africa International Cloud Computing Center proposto pela empresa.

Recorde-se que o documento assinado em junho afirma a intenção da Bringbuys configurar um centro de computação em nuvem, um centro de dados offshore, instituições de treinamento e incubadoras em Cabo Verde com planos de penetração em outros países da África Ocidental.

O projeto também trará às empresas um desempenho excecional na indústria da Internet e na área de computação em nuvem para Cabo Verde para transformar o país em um polo tecnológico avançado da África Ocidental.

Saiba mais em:

CV TRADEINVEST E BRINGBUYS ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA CRIAÇÃO DE POLO TECNOLÓGICO

https://cvtradeinvest.com/news/cv-tradeinvest-e-bringbuys-assinam-memorando-de-entendimento

Cabo Verde TradeInvest realiza missão de divulgação a São Vicente e Santo Antão

Uma delegação da Cabo Verde TradeInvest realizou uma missão às ilhas de São Vicente e Santo Antão de 22 a 27 de julho, com a missão de apresentar o Diretório de Empresas Exportadoras e Prestadoras de Serviços, a lei do Centro Internacional de Negócios de Cabo Verde – CIN-CV, e outros programas da agência para o mercado nacional.

A equipa, constituída pelo Departamento de Marketing e de Exportação, Susana Duarte, Leida Santos e Ana Paula Rodrigues, realizou apresentações nas Câmaras Municipais de Ribeira Grande, Paul e Porto Novo, em Santo Antão.

Foram também realizadas visitas à Unidade de produção de Grogue Ex-Sisa, ao Laboratório de Transformação de Afonso Martinho, à Unidade de Produção de Grogue Casa Maurícias na Garça, Unidade de Produção de Grogue de Tropicana e Etson Silva, Fábrica de Azulejos, Fábrica Paradise Soaps, Centro Agroalimentar, Cooperativa Pares, identificadas com potencial exportador.

Em São Vicente, a apresentação foi realizada na sala da Câmara de Comércio Indústria Agricultura e Serviços do Barlavento em Mindelo. Localmente ainda foram realizadas visitas às empresas Moave, Grogue Garça, Queijaria Quinta Ojuara, Sociave, Gota d’Água, Padaria Vitória e NERCRO, em que foi feito um enquadramento determinado para cada caso e identificação de mercados de interesse, além de apresentação dos benefícios existentes em termos de impostos na exportação.

Cabo Verde TradeInvest apresenta Diretório e Lei de CIN a operadores da ilha do Fogo

Uma delegação da Cabo Verde TradeInvest deslocou-se à ilha do Fogo entre 2 a 4 de julho para fazer a apresentação do Diretório de Empresas Exportadoras e Prestadores de Serviço e a Lei do Centro Internacional de Negócios de Cabo Verde junto dos operadores locais.

A missão foi constituída pelos Departamentos de Exportação e Marketing e Imagem que fizeram uma apresentação formal na sala de Passos do Conselho de Câmara de São Filipe, onde puderam contar com muitas das empresas com maior potencial de exportação da ilha.

Nos dias seguintes, foram realizadas visitas às empresas Fogo Coffee Spirit, Cooperativa de Vinho Sodade, Cooperativa de Vinho Chã, Cutelo Capado, Suifogo, Cooperativa de Vinho Maria Chaves e Zebra Travel, no sentido de conhecer melhor os processos de produção e apoiar os operadores no processo de planeamento para a exportação, tal como afirmação de parceria em outros eventos.

CV TradeInvest vai receber visita do Fórum Macau com delegação de empresários

A Cabo Verde TradeInvest vai receber uma delegação do secretariado permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), acompanhada por empresários da província de Qingdao da China, no dia 28, às 9h30, nas suas instalações, na Achada de Santo António.

A visita realiza-se no âmbito do protocolo assinado entre a Cabo Verde TradeInvest e o governo provincial de Qingdao, com o objectivo de reforçar as relações de cooperação económica, no 11º Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa que decorreu em junho de 2017, na cidade da Praia, organizado pela agência.

A delegação, composta por 15 elementos do Fórum Macau, do Departamento do Comércio da Província Qingdao da China e representes das Empresas Chinesas, inicia a visita no dia 27 com diversos encontros com a missão de avaliar e analisar a cooperação existente nos vários domínios a nível do Fórum Macau.

CV TradeInvest e Bringbuys assinam memorando de entendimento para criação de polo tecnológico

A Cabo Verde TradeInvest e a Macao Bringbuys Web Technology Co., Ltd assinaram um memorando de entendimento esta quinta-feira, dia 21 de junho, com o intuito de reforçar as relações entre as duas instituições, no âmbito do 12º Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre China e Países de Língua Portuguesa a decorre de 21 a 22 de junho, no Centro de Congressos de Lisboa, em Portugal..

A Bringbuys pretende configurar um centro de computação em nuvem, um centro de dados offshore, instituições de treinamento e incubadoras. Este projecto será estabelecido em Cabo Verde com planos de penetração em outros países da África Ocidental. O projeto também trará às empresas um desempenho excepcional na indústria da Internet e na área de computação em nuvem para Cabo Verde para transformar o país em um polo tecnológico avançado da África Ocidental.

Saiba mais em:

CVTradeInvest participa no 12º Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre China e PLP

CVTradeInvest participa no 12º Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre China e PLP

A Agência de Promoção do Investimento e Exportação de Cabo Verde vai participar no 12º Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre China e Países de Língua Portuguesa, representada pela sua presidente Ana Lima Barber, que decorre de 21 a 22 de junho, no Centro de Congressos de Lisboa, em Portugal.

O encontro faz parte das iniciativas que integram o “Protocolo de Cooperação entre os Organismos de Promoção Comercial / Câmaras de Comércio”, assinado em outubro de 2003, por ocasião da criação do “Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa “, designado por “Fórum Macau”.

A missão deste encontro anual é de promover o relacionamento comercial e outras formas de parcerias entre as empresas dos países envolvidos e identificar oportunidades de negócio e contribuir para melhorar o relacionamento dos organismos de promoção do comércio e investimentos, câmaras de comércio e associações empresariais por forma a desenvolver o relacionamento económico entre os países envolvidos.

A Cabo Verde TradeInvest será acompanhada de uma delegação de empresários com negócios estabelecidos em Cabo Verde. O evento é um momento em que são estabelecidas diversas parcerias que posteriormente são reproduzidas nos negócios e mercados de cada país representante.

Em 2017, o evento tomou lugar na Cidade da Praia pela organização da Cabo Verde TradeInvest, tendo sido indicado como de grande sucesso com a participação de cerca de 400 empresários à procura de oportunidades de negócios. Este ano está a ser promovido pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, juntamente com Conselho de Promoção de Comércio Internacional da China (CCPIT) e Instituto de Promoção do Comércio e de Investimento de Macau (IPIM).

Eficiência Energética e Energias Renováveis: Empresas alemãs procuram parceiros cabo-verdianos

Sete empresas alemãs vão estar em Cabo Verde (Sal) no início de junho com o objetivo de identificarem potenciais parceiros de negócio cabo-verdianos, no âmbito do IV Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia subordinado ao tema “Eficiência Energética e Energias Renováveis para os Setores do Turismo e da Indústria em Cabo Verde”.

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã há muito que promove a realização de encontros B2B entre empresas dos dois países para uma colaboração mais estreita no setor energético. As empresas que vão estar em Cabo Verde irão apresentar as suas tecnologias e serviços e reunir com empresas portuguesas em todo o país.

Cabo Verde depende principalmente de fontes de energia primária, enquanto a maior parte da energia elétrica é gerada a partir de combustíveis fósseis. Os preços elevados de eletricidade, que resultam dos custos de importação de combustíveis fósseis, têm um impacto negativo na competitividade e rentabilidade das atividades turísticas e industriais nas ilhas. Simultaneamente, estes dois setores, fundamentais para o desenvolvimento económico do arquipélago, são considerados os grandes consumidores de energia. Por conseguinte, os investimentos numa produção eficiente de energia a partir de fontes renováveis deverão gerir resultados positivos. No Simpósio, estarão também presentes oradores cabo-verdianos, profissionais especialistas de empresas nacionais que atuam nesta área, para esclarecer questões surgidas.

Encontre aqui as 7 empresas da delegação alemã que procuram parcerias em Cabo Verde.

A participação no evento é gratuita. É também possível agendar uma reunião com uma ou mais empresas alemãs, que carece de uma inscrição até 28 de maio.

 

Esta iniciativa é organizada em colaboração com a Direção Geral de Energia (DGE) do Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), a Cabo Verde TradeInvest (CVTI), a Câmara de Turismo de Cabo Verde (CTCV) e a consultora alemã RENAC (Renewables Academy), contando ainda com o apoio da Câmara Municipal do Sal, das Câmaras de Comércio e Indústria de Sotavento (CCISS) e de Barlavento (CCB), do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) e da Electra Sarl.

O evento conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia e é uma iniciativa “Exportinitiative Energie”.

 

Data: 5 de junho (Simpósio); 6-8 de junho (Reuniões)

Local: Hotel Oásis Belorizonte em Santa Maria (Ilha do Sal)

Hora: das 9h00 às 17h30 (5 de junho)

Inscrições: Sandra Nazaré (CVTI) | Tel. +238 242 2744); Paulo Azevedo (CCILA) │+351 934 442 200