Notícias/Eventos

Empresas nacionais dão o seu contributo para ultrapassar a crise imposta pelo Coronavírus

As empresas cabo-verdianas têm prestado o seu apoio aos seus clientes neste momento de isolamento imposto devido ao alastrar mundial do Coronavírus. Independentemente das quebras de produção que se têm registado, são muitas as marcas que querem fazer mais neste momento que impõe a solidariedade a nível de todo o país.

– A Kriol Distillery começou a cooperar com o abastecimento de álcool para produção de álcool gel;

– A Frescomar SA e a ATUNLO CV, que tiveram de reduzir as suas operações para menos de dois terços do pessoal, atribuíram bónus aos trabalhadores que estão a exercer a sua atividade durante o surto provocado pelo vírus; estão a contribuir com a entrega de 2 toneladas por mês em géneros alimentícios para ajudar na elaboração de cestas básicas para pessoas e instituições carenciadas de São Vicente; e estão a reforçar as medidas higiénicas sanitárias, para os seus trabalhadores e para o seu ambiente social no sentido de travar o surto.

– A CVmóvel e a Unitel T+ juntaram-se para fazer o “pack fica na casa” com oferta de dois mil megas a todos os clientes com estado activo nas respectivas operadoras para incentivar as pessoas a ficarem em casa;

– A Tecnicil Indústria doou mais de 2 toneladas de produtos, entre os quais água, refrigerantes, sumos, leite e iogurtes, que serão destinados a apoiar não só as famílias mais carenciadas da zona do Bairro da Boa Esperança e povoações próximas, mas também para apoiar organizações envolvidas na luta contra a epidemia, nomeadamente a Delegacia de Saúde, os Bombeiros, a Proteção Civil e o contingente das Forças Armadas, que estão na ilha;

– O comércio em geral iniciou a entrega domiciliária para que as pessoas não tenham de sair de casa para efectuarem compras.

São muitos os exemplos que têm aumentado com a vaga de solidariedade que se tem sentido no país, mas também são muitas as empresas que estão a fazer um esforço para manter os seus funcionários e as portas abertas, num momento que está a testar a resiliência de todos os operadores a nível nacional.

Cabo Verde TradeInvest – Resultados 2015-2019

Entrevista da Presidente Ana Lima Barber à TCV (16 Fev 2020) sobre o balanço da Cabo Verde TradeInvest nos anos de 2015-2019 


Clique na imagem para aceder ao vídeo da entrevista

Projetos Aprovados 2015-2019

  • Projetos Aprovados por Ilha

Estado de Implementação

Previsão de projetos para 2020

Cabo Verde arrecada 480 milhões de euros de investimentos em 2019 e prevê atrair 1.600 milhões em 2020

A agência nacional de promoção do investimento e exportação, Cabo Verde TradeInvest, aprovou 46 projetos durante o ano de 2019, totalizando um valor de mais de 480 milhões de euros. Esta soma vai possibilitar a criação de 3.654 postos de trabalho em 7 ilhas do arquipélago.

Os setores de investimento dedicam-se às áreas de Agro-pecuária, Indústria, Saúde e Turismo, sendo este último o que reúne mais projectos com um total de 31.

Em 2020 deverão ser aprovados 74 projetos, novamente com maior incidência no Turismo (56), mas também nas áreas de Indústria (11), Saúde (3), Tecnologias de Informação e Comunicação (1), Serviços (1) e Indústria Criativa (2).  Serão mais de 1600 mil milhões de euros em investimento que representarão a criação de 8426 postos de trabalho.

Para 2020 também está também prevista a atualização do Balcão Único de Investimento (BUI), portal único de tramitação digital de todos os processos de investimento, tornando-se mais transparente, rápido e efetivo para todos projetos de investimentos, de pequena, média e grande dimensão.

 

1.       Por Nr. de projectos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.       Por Valores de Investimento:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.       Por Empregos a criar:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4.       Por Sector (2018/2019):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.       Por Ilha (2018/2019):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Evolução por ilha, perspectiva 2015-2019 para comparação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cabo Verde no Top 20 de Destinos Turísticos do Futuro eleitos pelo fDi

Cabo Verde foi eleito no 15º lugar do ranking Tourism Locations of the Future 2019/20 (Destinos Turísticos do Futuro) realizado recentemente pela fDi’s.

O ranking coloca a Tailândia em primeiro lugar, seguida por Macau e Portugal.

A agência de consultoria de investimentos estrangeiros, fDi Intelligence (https://www.fdiintelligence.com), realizou este primeiro estudo da sua autoria e publicou na revista fDi Magazine dedicada à globalização de negócios.

O ranking também premeia o país nas áreas de “Atualização de Infraestrutura” em que refere: “Um ambicioso programa de construção de redes de transporte foi lançado em Cabo Verde, que fez o governo alocar uma média de 147$ milhões por ano”.

O país também ganhou na sua força de vendas, através dos “Operadores Turísticos”, outra categoria avaliada pelo fDi’s, que aponta o setor turístico dominado pelos operadores internacionais TUI e Thomson, além de outros operadores independentes locais.

“Eles propõem destinos com tudo incluído, (…) passagem aérea, hospedagem e alimentação, permitindo que eles apliquem preços e se desfrute de economias de escala, criando uma cadeia de valor”, acrescenta ainda.

Saiba mais sobre os critérios de classificação em: https://www.fdiintelligence.com/Sectors/Hotels-Tourism/fDi-Tourism-Locations-of-the-Future-2019-20-ranking

Cabo Verde vai ter novo centro de formação profissional em enologia e viticultura Pier em janeiro

O Pier Luisa Pautasso vai ser inaugurado a 21 de janeiro de 2020, na ilha do Fogo.

Leia mais em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/cabo-verde-vai-ter-novo-centro-de-formacao-profissional-em-enologia-e-viticultura-pier-em-janeiro-521758

Santo Antão: Paradise Soaps querem chegar também à Europa

Shampoo natural é o novo produto lançado no mercado pela fábrica Paradise Soaps, em Santo Antão, que, além do mercado nacional, já exporta para os Estados Unidos da América (EUA) e prepara-se para chegar, também, à Europa.

 

Leia mais em:

https://www.inforpress.cv/santo-antao-depois-dos-eua-produtos-paradise-soaps-podem-chegar-tambem-a-europa-ainda-este-ano-proprietaria/

Investimento em Cabo Verde aumenta mais de 50% no primeiro trimestre com Portugal a liderar

Cabo Verde garantiu mais de 3.140 milhões de escudos (28,4 milhões de euros) em Investimento Direto Estrangeiro (IDE) no primeiro trimestre de 2019, um aumento homólogo de 55,3%, com Portugal a liderar na origem dos investimentos.

De acordo com dados compilados hoje pela Lusa a partir do último relatório estatístico do Banco de Cabo Verde, de agosto, o volume de IDE português naquele país africano foi de mais de 542 milhões de escudos (4,9 milhões euros) no primeiro trimestre, valor que compara com o registo negativo de 10,6 milhões de escudos (96 mil euros) no período homologo de 2018.

O investimento português em Cabo Verde no primeiro trimestre de 2019 foi ainda superior a qualquer um dos trimestres de 2018.

Mais informações em:

Clique aqui <<

Oportunidades de negócio na ilha de Santiago apresentadas pela CV TradeInvest em São Miguel

A equipa de Exportação da Cabo Verde TradeInvest esteve no encontro anual com os emigrantes de São Miguel, no Aldeamento Turística de Vila Morgana, para falar das oportunidades de negócio na ilha de Santiago, no dia 9 de agosto.

O encontro que contou com a participação do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, do presidente de Câmara, Herménio Fernandes, mas também com os representantes das instituições Banco Comercial do Atlântico, Caixa Económica de Cabo Verde, CV Móvel, Garantia, Casa Do Cidadão e Direção Geral das Comunidades.

A equipa da Cabo Verde TradeInvest, representada pela Diretora de Exportação, Leida Santos, e a Técnica de Exportação, Isabel Duarte, apresentou a agência, os motivos porque investir em Cabo Verde e oportunidade de negócio com destaque nos setores da Indústria Transformadora, Agronegócio, Pecuária, Economia Marítima e Economia Criativa, Turismo, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Energias Renováveis.

Cabo Verde Investment Fórum mobiliza 1,5 mil milhões de euros para o país, congratula-se Governo

O ministro das Finanças, Olavo Correia, anunciou esta quarta-feira que o país conseguiu mobilizar 1,5 mil milhões de euros no fórum de investimentos privados na ilha do Sal, o triplo do montante previsto.

Saiba mais em: 

Cabo Verde Investment Fórum mobiliza 1,5 mil milhões de euros para o país, congratula-se Governo
https://noticias.sapo.cv/economia/artigos/cabo-verde-investment-forum-mobiliza-15-mil-milhoes-de-euros-para-o-pais-congratula-se-governo?fbclid=IwAR3UHq0Qo-D8y0RI2345IwhT2lGdB6SJaK6uwbLjKFc9DqX-GEJYZhmNVpY

CV TradeInvest e a Bringbuys assinaram Acordo para criação de Website de promoção de Cabo Verde no mercado asiático

A agência de promoção de investimento e exportação e a Bringbuys Web Technology assinaram um acordo para a instalação de um novo Website para promover Cabo Verde e as suas oportunidades de investimento no mercado asiático, no dia 14 de junho.

O site será uma parceria entre a Cabo Verde TradeInvest e a Bringbuys para promover o país como uma plataforma de divulgação de oportunidades de negócio nos sectores de Turismo, Tecnologias de Informação e Comunicação, Indústria, Economia Azul, Energias Renováveis, Serviços e Produtos Made in Cabo Verde.

A visita da delegação constituída por Chloe Wang, directora do departamento de internacionalização da Bringbuys Web Technology, e Rothschild Liao, fundador e gestor da Produce Capital Investments, aconteceu no seguimento das negociações para a abertura de um centro de computação em nuvem em Cabo Verde com o objectivo de criar uma plataforma de fornecimento de serviços tecnológicos para a África Ocidental.

Durante os dois dias de estadia, a equipa reuniu-se com a NOSI e o CERMI no sentido de conhecer as instalações das instituições que serão parceiras no projecto, juntamente com a Cabo Verde TradeInvest. A visita foi concluída com a assinatura do acordo que vai permitir melhor promover Cabo Verde para o mercado asiático e trazer mais investimentos desse destino.

Ler mais em:

Macao Bringbuys Web Technology visita instituições nacionais para instalação de Pólo tecnológico