Notícias/Eventos

Frescomar vai reinvestir oito milhões de euros e criar cerca de 250 postos de trabalho

A Frescomar empresa que tem uma facturação anual de cerca de 30 milhões de euros, tem em andamento um projecto de reinvestimento de oito milhões de contos, que irá duplicar a cifra de negócios da empresa. Para além de trazer novo impulso para o sector, este projeto irá criar cerca de 250 novos postos de trabalhos nas ilhas de São Vicente e Sal.

Conforme a Minuta da Convenção aprovada pela Resolução n.º 59/2019 de 09 de Maio, o projecto de reinvestimento apresentado pela Frescomar foi considerado de “grande valia para o sector da indústria pesqueira”.

Este projecto a ser implementado no período 2018-2020, prevê a ampliação da linha de produção de farinha de pescado (investimento de cerca de 400 mil euros) e a instalação de uma nova linha de enlatamento (250 mil euros) que criará 140 postos de trabalhos (dos 250 previstos para a carteira completa de projectos).

Mais informações em:

Frescomar vai reinvestir oito milhões de contos e criar cerca de 250 postos de trabalho

Governo aprovou 234,5 milhões de euros em investimentos entre 2018 e 2019

São 234,5 Milhões de Euros, equivalentes a 53 projetos de investimentos que foram aprovados entre 2018 e início de 2019.

Em 2018 a Cabo Verde TradeInvest aprovou 42 projetos. No primeiro trimestre deste ano foram aprovados mais 11, fazendo um total de 53.

O grosso deste investimento está canalizado para o setor do turismo, seguido da industria e serviços.

As ambições deste Governo, suportadas pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável – PEDS (2017/2021) e o Programa do Governo elegem o setor privado como o pilar do desenvolvimento de Cabo Verde.

Esta dinâmica suportada pelos projetos como a Plataforma Turística, o Hub Aéreo e a edificação de uma Zona Franca Comercial vão fazer com que, segundo estipula o PEDS, o desenvolvimento chegue a todos os cantos de Cabo Verde.

Mais informações em:

234,5 Milhões de Euros em investimento

Cabo Verde TradeInvest participa no 2º Cabo Verde Development Fórum

A presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, vai participar na segunda edição do Cabo Verde Development Forum que terá lugar a 10 de abril, no Centro Cultural de Cascais, em Lisboa, Portugal.

O evento será um momento dedicado para a apresentação das oportunidades de investimento em Cabo Verde para um público de investidores nos setores da energia, turismo, empresários, embaixadores, agências e bancos de investimento, entre outros.

Cabo Verde e Hungria acordam áreas de cooperação

Os Governos de Cabo Verde e da Hungria assinaram esta quinta-feira, 28, quatro instrumentos jurídicos no âmbito da Cooperação Económica e Técnica. O Acordo Geral de Cooperação Económico e Técnico, uma Carta de Intenções relativa às Negociações do Acordo para Evitar a Dupla Tributação e a Prevenção da Evasão Fiscal em Matéria de Impostos sobre Rendimentos, um Acordo de Promoção e Proteção Reciproca de Investimentos e um Acordo sobre o Estabelecimento de um Programa-Quadro para Cooperação Financeira.

 

Mais informações em: https://www.governo.cv/cabo-verde-e-hungria-acordam-areas-de-cooperacao/

Cabo Verde TradeInvest participa de “Roadshow – oportunidades de negócio em Santarém”

A presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, vai participar no “Roadshow – oportunidades de negócio em Santarém”, Portugal, para a promoção do setor do Agronegócio entre Cabo Verde e Portugal, no dia 4 de abril, às 10h30, no Auditório da Biblioteca de Torres Novas.

O evento será organizado pela empresa Turrisconta Lda., direcionado para as empresas com maior enfoque no setor do Agronegócio e outras com manifestado interesse em conhecer o ambiente de negócios de Cabo Verde.

 

Concurso público: Reabilitação de Estrada Municipal

O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação abre a concurso público a Reabilitação da Estrada Municipal EM-T-01 Entroncamento EN3-ST-28 Achada Igreja/Fazenda, Ilha de Santiago. 

Banco Africano de Desenvolvimento realiza encontros com empresas nacionais na CV TradeInvest

O Banco Africano de Desenvolvimento realizou esta quinta-feira, 28 de fevereiro, encontros entre empresas Business to Business, B2B, do mercado cabo-verdiano, na sede da agência de promoção de investimento e exportação, Cabo Verde TradeInvest.

O banco tem o objectivo de conhecer projetos novos em áreas estratégicas localizadas em Cabo Verde que poderão ser selecionadas para participar no Africa Investment Forum de 2019, assim como, receber financiamento para a implementação dos projetos, ou empréstimos corporativos para a execução de futuras fases de projetos já existentes.

Critérios básicos de selecção:

  • Os projetos apresentados poderão ser do setor privado ou Parcerias Público-Privadas e deverá estar domiciliado no continente africano, devendo corresponder a um valor mínimo de 30 milhões de dólares. Para os setores Hídrico e Agronegócio o valor deverá ser menor de 30 milhões de dólares.
  • O Plano de negócios deverá estar bem definido e ser rentável. A empresa terá de ter experiência no setor de atividade do projeto, que por seu lado, deverá fazer parte de um programa do Governo ou do Plano Nacional de desenvolvimento.
  • O projeto terá de ser transformador para o setor ou para o país, tendo um estudo de impacto ambiental e social com resultado positivo e um plano de realocações da população de acordo com as normas internacionais.

 Critérios financeiros específicos de seleção:

Os critérios de selecção dos projetos para financiamento são de 30/80 Ratio Equity/Debt e para empréstimos corporativos de empresas já existentes de 20/80.

A avaliação positiva destes pontos permitirá a seleção de algumas empresas para participar no Africa Investimento Fórum de 2019, evento que no ano passado teve a participação, em novembro, de sete empresas cabo-verdianas na África do Sul. Mais informações em: https://africainvestmentforum.com/

Email de contato para apresentação dos projetos até 30 de março 2019: j.muzima@afdb.org

Cabo Verde TradeInvest recebeu delegação de empresários norte-americanos

A equipa da Cabo Verde TradeInvest teve um encontro com uma delegação de empresários norte-americanos na terça-feira, dia 26, na sede da agência.

A delegação foi recebida pela presidente do Conselho de Administração, Ana Lima Barber, pelos Gestores de Cliente da área de Investimento, Paulo Soares e Magda Moreno, e pela diretora de Exportação, Leida Santos.

Foram apresentadas as oportunidades de investimento em Cabo Verde com uma abordagem geral dos setores e particularizada sobre o Turismo e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Cabo Verde TradeInvest recebe visita da Autoridade Monetária de Macau

A Cabo Verde TradeInvest vai receber uma delegação da Autoridade Monetária de Macau, China, no dia 18 de janeiro, sexta-feira, às 10 horas, no espaço da agência na Achada de Santo António.

A delegação será composta por 10 elementos e liderada pelo Director Executivo, Sr. Vong Sin Man, o Director Executivo do Banco Nacional Ultramarino, Sr. Sam Tou e o Director-Geral Adjunto do Banco da China, representação de Macau, Sr. Wang Jun.

O objectivo desta visita é obter uma compreensão mais profunda das necessidades financeiras das empresas locais e explorar as futuras oportunidades de cooperação financeira entre Macau e Cabo Verde.

Na agenda do encontro estão os temas: Mercado de Capitais e empresas cotadas em bolsa e Pequenas e Médias Empresas, Exportação e o seu futuro a nível nacional.

Uma das funções da Autoridade Monetária de Macau, é promover o desenvolvimento financeiro da Zona Administrativa Especial de Macau. Estando posicionada como a ponte entre a China e os países de língua portuguesa, Macau tem-se dedicado a construir uma plataforma financeira entre a China e os Países de Língua Portuguesa. A Autoridade está a cooperar com o Banco Nacional Ultramarino (BNU) e o Banco da China Macau (BOC Macau).

A Delegação a Cabo Verde estará na Praia durante o período de 17 a 18 de janeiro de 2019.

Equipa da Cabo Verde TradeInvest visita Natural Pro

A equipa de Exportação e Marketing da Cabo Verde TradeInvest teve a oportunidade de visitar a empresa de origem canarina de produção de produtos derivados do cato Aloe Verde, a Natural Pro, situada em Tira Chapéu, cidade da Praia.

A empresa dedica-se ainda à produção de gelo para venda ao público, sendo que os seus produtos cosméticos à base de aloé vera estão direcionados para venda ao setor turístico e hoteleiro. A Natural Pro tem também representantes na ilha do Sal, onde têm uma loja no aeroporto para venda dos produtos, e na ilha da Boa Vista, enquanto os seus produtos podem ser encontrados nos hotéis de quase todas as ilhas do país.

A visita foi dedicada à promoção do Diretório de Empresas Exportadoras e Prestadores de Serviço, divulgação da Lei do Centro Internacional de Negócios de Cabo Verde e das oportunidades do Fórum Macau e outras oportunidades de negócio.