Arquivo do blog

Cabo Verde sai da lista vermelha do Reino Unido

Cabo Verde sairá da lista vermelha do Reino Unido já no próximo dia 11 de Outubro. Esta decisão reduz as restrições até aqui impostas aos viajantes que chegam ao Reino Unido a partir das nossas ilhas. Sendo este um dos nossos principais mercados emissores de turistas, estão assim criadas condições para reconquistarmos turistas ingleses! Uma boa notícia para o turismo nacional!

Américo’s investe em novo restaurante no aeroporto do Sal

O projeto da Sociedade Américos – Restaurante foi aprovado e irá nascer um novo restaurante no terminal de partidas do Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal. Este empreendimento, do promotor cabo-verdiano Américo José Soares, irá oferecer aos que estiverem de passagem pelo Aeroporto do Sal gastronomia cabo-verdiana e internacional, em especial marisco e pescado, apostando em petiscos e pratos confeccionados com produtos agrícolas nacionais.

Como souvenir da sua estadia em Cabo Verde, os turistas poderão também desfrutar de sessões de degustação da culinária nacional.

O conceito que define o restaurante assenta numa mistura de tradição, luxo, modernidade e qualidade. O espaço terá um salão principal, com capacidade para 60 pessoas sentadas e 10 ao balcão, e uma esplanada com capacidade para 80 pessoas. A cozinha terá capacidade para confeccionar duzentas refeições quentes por hora, assim como refeições frias e ligeiras. Além de qualificar a experiência de quem passa pelo Aeroporto do Sal, este novo restaurante representa um investimento de 28.827.645$ e contribuirá para a criação de 22 postos de trabalho.

Projecto “Flor de Sal” assinado entre Governo e promotor

O Governo de Cabo Verde assinou, durante o II Fórum da Organização Mundial do Turismo (OMT) sobre Investimento Turístico em África, realizado durante a semana passada, na ilha do Sal, o projecto “Flor de Sal”, representado pelo promotor António Gualberto do Rosário Almada..

A Cabo Verde TradeInvest, cumprindo o seu papel de facilitação de oportunidades de investimento de qualidade em Cabo Verde, coordenou esse processo como interlocutor e esteve representada no Fórum da OMT pelo seu Presidente, José Almada Dias.

O “Flor de Sal”, investimento orçado em 38.000.000€, é um hotel de 5 estrelas que ficará situado na cidade turística de Santa Maria, na ilha do Sal. Este complexo hoteleiro – cujo nome remete aos primeiros cristais de sal que se formam na superfície das salinas, um dos ex-libris da ilha – terá 137 quartos, dois restaurantes, piscinas, spa, bar, ginásio, centro de conferências e anfiteatros. Inclui, também, um aparthotel com 80 apartamentos de diferentes tipologias e uma área comercial com lojas, supermercado e áreas para escritórios.

Prevê-se que a concretização deste investimento permita criar 500 empregos diretos e permanentes, contribuindo para a dinamização económica da ilha e do país.

Inpharma, um caso de sucesso

Nascida em 1991, fruto de uma parceria Emprofac /Labesfal, a Inpharma é hoje uma referência nacional no sector da saúde.

Os Laboratórios Inpharma comemoram este ano 30 anos e a empresa assume hoje um papel-chave na sociedade cabo-verdiana, disponibilizando medicamentos de qualidade, eficazes e seguros e contribuindo, desta forma, para a melhoria da qualidade de saúde em Cabo Verde e nos mercados para onde exporta.

Com a pandemia da Covid-19, os Laboratórios Inpharma, tendo como objetivo contribuir para o combate e mitigação da transmissão da doença, abraçaram, em momentos diferentes, dois novos projetos: a produção de álcool gel, de qualidade e segurança sanitária garantida, e a realização de testes PCR para viajantes, ambos os projetos enquadrados na sua responsabilidade social para com o país e os cabo-verdianos.

Um dos seus projetos atuais é a finalização de uma nova unidade fabril, com maior capacidade produtiva e, consequentemente, maior capacidade para dar resposta às necessidades, tanto do mercado nacional, como dos mercados para onde exporta medicamentos. A nova unidade fabril permitirá também à Inpharma prestar serviços de produção para terceiros.

Angola, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Gambia e Guiné-Bissau, entre outros países, são destinos de exportação considerados promissores, sendo, no entanto, necessárias melhores conexões para que a empresa possa desenvolver relações comerciais mais consistentes nesses mercados.

A Inpharma presta, ainda, serviço de consultoria e de avaliação de conformidade de produtos e serviços na área da saúde, para o país e para o exterior, tendo já colaborado internacionalmente, nomeadamente, com a Organização de Saúde da África Ocidental (OOAS) e o Fundo Global, entre outras instituições e países.

Muito nos orgulhamos deste caso de sucesso #MadeInCaboVerde!

Plateau Waterfront Center recebe Convenção de Estabelecimento

O Plateau Waterfront Center ocupará uma área de 14.995 m2 e será desenvolvido em duas fases. O projeto prevê a construção de uma torre de dez andares, localizada no Plateau e com cinco andares para baixo, num total de 15 andares, a construção de um condomínio de luxo à beira-mar, escritórios, garagens, um centro comercial, um centro de congressos e zonas verdes e de lazer para inquilinos e visitantes, para além de um hotel de 5 estrelas com 200 quartos.

Este é um investimento orçado em 39.178.343€, que criará 200 postos de trabalho diretos na capital do país, sendo que cerca de 20 dos quais estarão destinados a profissionais qualificados, e 800 empregos indiretos.

A GSA Cabo Verde, Imobiliária e Turismo, Lda é a promotora deste moderno e imponente complexo turístico que deverá ser implementado num prazo de 4 anos.

Alexandre Abade: Porquê Cabo Verde?

Alexandre Abade, CEO do Grupo Oásis Atlântico, que tem investimentos em Cabo Verde desde 1990, explica-nos as principais razões por detrás da decisão de apostar no nosso país. “Vimos em Cabo Verde um país com grande potencial de desenvolvimento para o turismo, com uma cultura invulgar, um quadro legal confiável e um nível de formação de quadros muito acima da média. Acreditámos que era possível desenvolver um projecto hoteleiro, com uma identidade muito própria e ancorado na cultura local, e é isso que temos vindo a construir ao longo destes anos”.

Mansa Floating Hub, a nova residência artística de São Vicente

O Mansa Floating Hub, do grupo Mansa Hotel Development, construído em Mindelo, foi inaugurado no dia 13 de agosto. O projeto recebeu o certificado de registo de investimento da Cabo Verde TradeInvest em 2019 e as expectativas são grandes quanto ao seu potencial para dinamizar o turismo cultural e a economia da ilha.

Funcionará também como residência artística, promovendo o ensino artístico de nacionais e estrangeiros, com a participação de artistas de renome, criativos influentes e líderes da indústria do continente africano e da diáspora. Será um espaço criativo de colaboração, partilha de conhecimento e desenvolvimento coletivo.

O empreendimento, integrado no “cartão postal” de Mindelo, entre o Monte Cara e o Porto Grande, promovido pelo empresário Samba Bathily, foi projetado pelo arquiteto Kunlé Adeyemi, que se inspirou nos recursos culturais e ambientais de Cabo Verde.

O Mansa Floating Hub – equipado para produção e gravação de conteúdos musicais e audiovisuais – representou um investimento de 275.662.500$00 e prevê a criação de 19 postos de trabalho.

Recorde-se que a revista TIME destacou recentemente o Floating Music Hub, colocando São Vicente na sua lista dos 100 melhores lugares do mundo de 2021.

Clínica Multimédica, brevemente de portas abertas

A Cabo Verde TradeInvest entregou recentemente o certificado de registo de investimento à clínica privada Multimédica, localizada na cidade da Praia.

Este projeto, propriedade dos médicos e investidores nacionais Felisberto Borges, Mário Frederico e Danielson Veiga, está em fase de finalização e a previsão é que a clínica seja inaugurada em breve.

A clínica Multimédica representa um investimento de mais de um milhão de euros e prevê a criação de 12 postos de trabalho diretos e permanentes.

Localizada no Plateau, no centro da cidade da Praia, mesmo em frente ao Hospital Agostinho Neto, a clínica irá disponibilizar consultas de diferentes especialidades: Otorrinolaringologia, Cirurgia, Urologia, Dermatologia, Pediatria, Orto traumatologia, Gastroenterologia, Nutrição, Cardiologia, Hematologia, Medicina interna, Psiquiatria e Psicologia.

A Multimédia está apetrechada com tecnologia de ponta para laboratório e equipada para realizar análises clínicas, com capacidade para atender diariamente 100 a 150 pacientes.

Ellalink e as oportunidades de investimento

O EllaLink é um cabo óptico submarino que liga o Brasil e a Europa, conectando os principais hubs de S. Paulo e Fortaleza a Lisboa e Madrid. É, atualmente, um dos cabos mais modernos e com maior capacidade de transferência de dados pela internet. Desde o início de Junho de 2021, está pronto a funcionar, com pontos de presença em Barcelona, Fortaleza, Funchal, Lisboa, Madrid, Marselha, Praia, S. Paulo, Sines e Rio de Janeiro. Em Cabo Verde, entra em serviço em Julho.

Este novo cabo submarino vem assegurar o futuro da conectividade no país, já que tem maior capacidade e garante redundância e segurança no acesso internacional. Neste momento, o único cabo submarino que liga Cabo Verde ao resto do mundo (o WACS) apresenta limitações de capacidade e começa a ficar obsoleto.

A estratégia de Cabo Verde passa por criar um hub de conectividade, onde vários cabos submarinos se cruzam, e vender esta capacidade para a nossa sub-região, através da rede Amílcar Cabral, ligada diretamente aos países membros da CEDEAO com costa marítima, ou próximos da costa. Esta ligação melhora a integração regional, abre novos horizontes e ativa um conjunto de oportunidades em diferentes setores de armazenamento e processamento de dados. Cabo Verde posiciona-se, assim, como um centro de prestação de serviços de integração, devido à sua posição geoestratégica e proximidade com diferentes continentes.

Sendo a economia digital um dos vectores estratégicos para o desenvolvimento do país, foram feitos importantes investimentos nos últimos anos, no sentido de garantir uma conectividade de excelência. Assim, espera-se que o actual estado das infraestruturas de telecomunicações em Cabo Verde impulsione o sector das TIC e, com isso, a modernização da administração do Estado, do sector empresarial e da economia, de forma geral.

Projecto Policlínica da Cardiomed no Sal recebe certificado de investimento

No início deste mês, a Cabo Verde TradeInvest entregou à Cardiomed o certificado de registo de investimento, tendo em conta o projeto de abertura, na cidade de Espargos, na ilha do Sal, de uma extensão da Cardiomed – Centro Médico Cardiológico.

No Sal, este projecto, com selo da Cabo Verde TradeInvest, propõe a criação de 11 postos de trabalho direto e representa um investimento de 1.935.765 euros. A clínica, com dois pisos, irá servir a população salense, mas também as populações da Boa Vista e de São Nicolau, reforçando significativamente a prestação de cuidados de saúde nessa região do país.

O edifício está a ser construído e tem previsão de estar concluído em outubro deste ano.

A Cardiomed foi criada em 2005, na cidade da Praia, inicialmente como Centro Médico Cardiológico, tendo depois, em 2015, se transformado numa policlínica. Hoje, com mais de 15 anos no mercado cabo-verdiano, a Cardiomed oferece consultas de clínica geral, cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, estomatologia, entre outras. Também realiza exames de electrocardiograma, ecocardiograma com doppler, holter, audiometria, colonoscopia, ecografia, mamografia, Rx, TAC, endoscopia e prova de esforço. A Cardiomed está também equipada para também realizar análises clínicas, sessões de fisioterapia, cirurgias e prestar serviço de ambulância.