30 de janeiro de 2018
Cabo Verde vai participar no 8º Fórum Mundial da Água, através da ANAS - Agência Nacional de Água e Saneamento em parceria com outras entidades públicas e privadas. O evento vai ter lugar no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, no Brasil, de 18 a 23 de março de 2018.
O 8º Fórum Mundial da Água prevê a promoção do diálogo no sentido de influenciar o processo decisório sobre a água ao nível global, visando o aproveitamento racional e sustentável deste recurso. Pela sua participação aberta e democrática, traduz-se num evento de grande relevância na agenda internacional.
A organização do 8º Fórum Mundial da Água estima ter 7 mil inscritos no evento e 37 mil visitantes, passando pelas conferências, feira e exposição, em representação de 120 países.
A representação cabo-verdiana vai estar num pavilhão, juntamente com outros países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde terá a oportunidade de ter contacto com organizações estatais, sociedade civil, universidades, consumidores finais e também com o setor empresarial.
Será um momento para promover Cabo Verde como país, dar destaque aos ganhos obtidos no setor hídrico, tanto a nível público como privado, e também para divulgar as oportunidades de investimentos nacionais, não só na água como em todas as áreas que lhe são transversais.
O tema de fundo escolhido para a participação Cabo-verdiana no 8º Fórum Mundial da Água é Convivência com a escassez de água, visando a sustentabilidade. A escolha deste tema permitirá dar maior visibilidade aos desafios que Cabo Verde enfrenta no domínio da escassez de água e da seca, abrindo o caminho uma nova abordagem de acordo com a recente dinâmica de mudança no setor da Água.
Sobre o autor