O Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, na quarta-feira, dia 10, em Mindelo, um Acordo de Parceria com a Nortuna Holding CV. SA, representada pelo seu Diretor Geral, Jan-Helge Dahl, no âmbito da implementação do Projeto de Investimento Industrial para Aquicultura e Processamento de Atum Rabilho do Atlântico na praia do Flamengo em São Vicente.
No mesmo ato, foi feita a entrega do Certificado de Registo do Projeto à empresa Nortuna CV SA, pelo Coordenador do Centro Internacional de Negócios e Presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde TradeInvest, José Almada Dias.
O Projeto de Investimento Industrial para Aquicultura e Processamento de Atum Rabilho do Atlântico ou “Thunnus Thynnus”, será desenvolvido pela Nortuna Holding CV, num lote situado na praia do Flamengo, Ilha de São Vicente.
O Ministério da Economia Marítima, considera ser um Projeto de Investimento de grande valor, pelo que o declara de excecional interesse no quadro da estratégia de desenvolvimento socioeconómico do país, tendo em conta o impacto que terá na criação de emprego, formação profissional e o aumento quantitativo e qualitativo da economia nacional.
O objetivo deste Acordo de Parceria é facilitar a implantação e operacionalização do Projeto de Investimento de acordo com o Plano de Negócios de dezembro de 2020, com usinas a serem construídas na praia do Flamengo, ilha de São Vicente, com posterior expansão para as ilhas de Santo Antão e São Nicolau.
Um investimento total projetado em cerca de 240.000.000 (Duzentos e quarenta milhões de euros) durante o período de investimento. O investimento será feito em quatro fases, com um investimento inicial previsto de cerca de 2.080.000 euros (Duzentos e oitenta mil euros) no primeiro ano.
Prevê-se criação de 1.000 (mil) empregos diretos e permanentes e aproximadamente 3.000 (três mil) empregos indiretos durante a construção até operação e incluindo a Fase Estadual do Projeto de Investimento. O início do Projeto de Investimento no prazo de 1 (um) ano a partir da data de entrada em vigor do referido Acordo.
Este Acordo também pretende contribuir para a realização de importantes princípios norteadores para o investimento no país, como por exemplo, apoio à criação de programas de formação em boas práticas aquícolas, no desenvolvimento de atividades sociais de pesquisa e treinamento em parceria com o Campus do Mar, no apoio o Instituto do Mar e a Universidade Técnica do Atlântico (UTA) no estabelecimento de projetos de pesquisa conjunta com congêneres noruegueses nos campos de pesquisa e desenvolvimento, no estabelecimento de contactos entre instituições cabo-verdianas e norueguesas, nos contatos entre a UTA e as instituições norueguesas para desenvolver e implementar programas de intercâmbio de alunos e professores, na procura de soluções para a exportação de pescado capturado pelos armadores nacionais, nomeadamente através da cadeia logística que a NORTUNA utilizará para a exportação da sua produção, cooperação com a indústria nacional de transformação de pescado na satisfação da procura de matérias-primas com vista ao pleno funcionamento das unidades de transformação localizadas em Cabo Verde, colaboração com o IMP no processo de inspeção e certificação de unidades flutuantes e navais utilizadas na indústria aquícola, seguindo as boas práticas recomendadas ou normalizadas a nível europeu, etc.
Sobre o autor