O empreendimento que está projectado para a cidade de Mindelo, Ilha de São Vicente, representa um investimento que ascende a 1.200.000.000 euros e deverá criar entre 7 a 10 mil postos de trabalho diretos.
O Riviera Mindelo vai ocupar um lote de terreno pertencente ao Clube de Golfe de São Vicente, com área de 3.500.000 m2 (três milhões e quinhentos mil metros quadrados) com acesso ao mar.
O projecto de investimento promovido pela Sociedade “Mindelgolf & Resort, S.A.” consiste numa Smart City, estruturada em três fases de implementação.
A primeira fase vai dedicar-se à infraestruturação e construção de equipamentos básicos e do loteamento, incluindo as áreas de circulação e as infraestruturas de água, energia, saneamento e comunicações, com a duração de três anos.
Na segunda fase serão construídas as infraestruturas desportivas, uma marina interior para receber trezentos navios de recreio, um centro de saúde moderno, complementar ao Hospital Batista de Sousa e aos recursos laboratoriais existentes em São Vicente, com a duração de trinta meses a contar do término da primeira fase.
A última fase e mais longa, com a duração de seis anos, aproximadamente, destina-se à edificação de uma torre central, de trinta andares, e propõe-se a acolher o Centro Internacional de Negócios (CIN-CV); Um conjunto de cinco unidades hoteleiras de referência (Hotel 5 estrelas com centro de congressos, Hotel 5 estrelas com casino, Hotel 4 estrelas, Boutique Hotel e Hotel Resort); Uma área de vivendas de luxo, para comercialização; Uma área de condomínios fechados de elevado padrão de qualidade; e uma área comercial e recreativa.
Em termos das infraestruturas desportivas, as mesmas vão incluir: Um campo de golfe de 18 buracos, a ser inscrito na PGA Tour (Professional Golfers’ Association), para permitir ao Clube de Golfe de São Vicente entrar em competições internacionais realizadas também em Cabo Verde e criar o “Open de São Vicente”; um campo de cricket com o objetivo de manter e desenvolver a tradição do cricket na Ilha de São Vicente; e Quatro courts de ténis.
A operacionalização do projecto vai permitir a introdução de mais de mil camas no mercado turístico da ilha de São Vicente.
Sobre o autor