Arquivo do blog

CV TradeInvest é parceira da VII Missão Empresarial Alemã de Energia

Em Cabo Verde, a energia é um fator estratégico para um desenvolvimento sustentável, devido à alta dependência do país de fontes de energia primária. O rápido crescimento dos últimos 20 anos tem sido igualmente associado a um aumento da procura de energia, o que coloca desafios estratégicos e infraestruturais para Cabo Verde. 

Apesar do impacto da pandemia de COVID-19, a população urbana de Cabo Verde deverá aumentar mais de 92.400 habitantes até 2030, o que deverá ser acompanhado por uma necessidade de mais de 26.000 novas habitações. Ao mesmo tempo, os setores de construção civil e dos edifícios em conjunto são responsáveis por mais de um terço do consumo final de energia mundial e quase 40% das emissões diretas e indiretas de CO2. Por esta razão, os edifícios devem ser concebidos para serem energeticamente eficientes desde o início ou restaurados de forma a corresponder aos requisitos.

Dados os desafios do país e o seu enorme potencial na área das energias renováveis, o governo cabo-verdiano identificou, portanto, a sua utilização como uma das mais importantes prioridades de desenvolvimento no Programa Nacional de Sustentabilidade Energética (PNSE), enquanto, no âmbito do Projeto de Eficiência Energética em Equipamentos e Edifícios (PEEE), foram implementadas várias medidas e iniciativas na respetiva área. Assim, existem condições propícias para o intercâmbio de conhecimento e parceiras internacionais em prol do desenvolvimento sustentável do setor dos edifícios em Cabo Verde.

Neste contexto, e considerando a vasta experiência da Alemanha neste domínio, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) realiza a

  • VII Missão Empresarial Alemã de Energia entre 16 – 19 de novembro de 2021, incluindo o
  • – VII Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia (16 de novembro) e Reuniões B2B digitais,

organizada em colaboração com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), a Cabo Verde TradeInvest (CVTI) e a consultora alemã RENAC (Renewables Academy), contando ainda com o apoio das Câmaras de Comércio Sotavento (CCS) e Barlavento (CCB), da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) e da Electra SA.

No Simpósio, subordinado ao tema “Eficiência Energética, incl. Energias Renováveis, em Edifícios em Cabo Verde”, que este ano se realiza em formato digital através da plataforma ZOOM no dia 16 de novembro de 2021 (ver programa em baixo) e que marcará o início da Missão e da agenda de atividades da semana da XXIV edição da FIC, poderá obter em primeira mão informações sobre os desenvolvimentos, novidades e projetos de especialistas alemães e stakeholders cabo-verdianos sobre as tecnologias nas áreas da eficiência energética e energias renováveis bem como a sua aplicabilidade no setor dos edifícios. Neste âmbito, 6 empresas alemãs fornecedoras de equipamentos e prestadoras de serviços irão apresentar os seus serviços, propostas e soluções inovadoras, bem como possíveis domínios de cooperação com empresas em Cabo Verde.

Nos dias a seguir ao Simpósio (17 – 19 de novembro) realizar-se-ão Reuniões B2B pré-agendadas e mediadas pela CCILA entre os participantes alemães e potenciais parceiros cabo-verdianos através da plataforma digital Microsoft TEAMS. Após inscrição, a CCILA irá entrar em contacto com as empresas cabo-verdianas inscritas, a fim de agendar as reuniões bilaterais.

Conheça as 6 empresas alemãs que pretendem estabelecer parcerias com empresas cabo-verdianas e apresentar as suas soluções:

participação no Simpósio é gratuita, mas carece de inscrição até ao dia 15 de novembro e posterior confirmação pela CCILA. Se estiver interessado numa reunião individual com uma ou mais das empresas alemãs, deverá indicar a sua escolha na inscrição.

Para empresas cabo-verdianas não sediadas na Ilha de Santiago, e que no período da Missão Empresarial se encontrem em Praia devido à realização da XXIV edição da FIC, a Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) disponibilizará nas suas instalações um espaço para assistirem ao Simpósio no dia 16.11. (respeitando as respetivas medidas sanitárias), assim como postos de trabalho para a realização de reuniões digitais B2B no âmbito da Missão. Indique a sua preferência no ato da inscrição.

Esta missão conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia e integra-se no âmbito da Iniciativa “Exportinitiative Energie”.

Programa VII Simpósio CV Alemão Energia 2021

Link de Inscrição

Expo 2020 Dubai foi inaugurada

A Expo 2020 Dubai, foi inaugurada esta quinta-feira, dia 30 de setembro, sob o lema “Connecting Minds, Creating the Future” – Conectando Mentes, Conectando o Futuro – com a realização de uma cerimónia ao vivo através de uma plataforma online.


A exposição internacional em que estão a participar mais de 190 países de todos os continentes, num espaço de 200 hectares, conta também com um pavilhão de Cabo Verde dedicado à cultura nacional. Mais informações em: Cabo Verde Pavilion | Expo 2020 Dubai

A Comissão nacional representada por Ana Lima Barber apresentou o tema da Mobilidade, num contexto de “Cabo Verde, is open to the world”, através da difusão de talentos, cultura e língua de diversas geografias.

A Expo 2020 Dubai representa a primeira edição de uma Expo mundial nas regiões do Médio Oriente, África e Sul de África e o maior evento mundial realizado desde o início da pandemia.

Além da promoção cultural e de novas oportunidades de cooperação entre os países, o evento pretende também promover iniciativas como “Melhores práticas globais”, sustentabilidade, inovação, cooperação e mobilidade
A Expo 2020 decorrerá de 1 de Outubro a 31 de Março de 2021 e espera receber 25 milhões de visitantes.

As Exposições Mundiais são um dos maiores e mais antigos eventos internacionais, ocorrendo a cada cinco anos e com duração de seis meses. É um festival para todos dedicado à promoção de cada país.

Cabo Verde TradeInvest participa no Fórum Mundial sobre Investimento Turístico da OMT África

A Cabo Verde TradeInvest está a participar no Fórum Mundial sobre Investimento Turístico da OMT África, que está a decorrer em Santa Maria na Ilha do Sal, através do Presidente do Conselho de Administração, José Almada Dias.

Durante o evento será assinada a Convenção de Estabelecimento do projecto “FLOR DE SAL”, que foi tramitado pela agência e aprovado pelo governo em Conselho de Ministros em julho deste ano.

O II Fórum Global de Investimento Turístico em África é promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que quer transformar o continente africano num destino atractivo de investimento.

O evento que decorre na ilha do Sal reúne mais de duas centenas de participantes, entre ministros do turismo do continente africano, observadores, corpo diplomático, investidores, representantes de instituições financeiras internacionais, altos dirigentes e especialistas de sectores público e privado e demais stakeholders do turismo.

Cabo Verde esteve representado na 9.ª Expo Internacional de Turismo de Macau

Cabo Verde esteve representado na 9.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau que teve lugar de 9 a 11 de julho no nos Halls A e B da Cotai Expo, no Venetian Macao.

Juntamente com os outros Países de Língua Portuguesa, o stand de Cabo Verde foi organizado pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), em que o delegado de Cabo Verde, Nuno Furtado foi o representante.

Esta edição do evento combinou iniciativas “em nuvem” com a exposição física, procurando contribuir para a promoção do intercâmbio e da cooperação entre os operadores turísticos e sectores relacionados, e exploração conjunta de oportunidades de negócio.

O recinto ocupou uma área de cerca de 23.000 metros quadrados e contou com cerca de 710 stands e mais de 300 expositores, incluindo 99 de Macau, 243 do Interior da China e 23 internacionais, a par com 363 compradores, incluindo 205 compradores convidados do Interior da China e 158 compradores online provenientes de todo o mundo.

Cabo Verde leva arte de Eduardo Bentub à 13ª Semana Cultural em Macau

Depois das mudanças impostas pela COVID-19, realiza-se, em Macau, este ano ainda em formato híbrido offline/online, a 13.ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa. Este evento anual, que acontece entre Junho e Dezembro de 2021, é organizado pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (com sede em Macau).

O Fórum promove o intercâmbio e a cooperação culturais entre esses países, destaca o papel de Macau como plataforma para essa interação, inclusive a nível comercial, e disponibiliza informações sobre oportunidades de negócios e investimentos. Este ano, destacam-se exposições e workshops sob o tema “Policromias lusófonas”.

Estarão expostas obras de artistas plásticos e fotógrafos de renome dos 8 países de língua portuguesa e Macau. Cabo Verde está representado pelo artista plástico Eduardo Bentub, com a exposição “10 Grãozinhos de Terra, Independentes, no Meio do Atlântico”, patente ao público até 18 de Julho. Prevêem-se também conteúdos online, incluindo um “Concurso de Criação de Vídeos Promocionais sobre os Países de Língua Portuguesa”, como forma de impulsionar o intercâmbio e a cooperação entre o Interior da China, a Região Administrativa Especial de Macau e os países de língua portuguesa.

CV TradeInvest participa no Terceiro Diálogo de Parceria Cabo Verde – Estados Unidos

O Presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde TradeInvest, José Almada Dias, participou no Terceiro Diálogo de Parceria Cabo Verde – Estados Unidos que decorreu no dia 30 de março de 2021 entre os governos de Cabo Verde e dos Estados Unidos, num evento realizado online. Durante a intervenção do PCA da agência foram apresentadas as oportunidades de investimento em Cabo Verde nos seus mais diversos setores.

O Diálogo, que contou com a participação de representantes governamentais de ambos os países, foi lançado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e Ministro da Defesa de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares e pelo Secretário de Estado Adjunto, em exercício, dos Estados Unidos da América, Robert Godec.

Do encontro resultou um Declaração conjunta de contínua parceria nas áreas de Crescimento Económico e Prosperidade, Educação e Parcerias Universitárias, Defesa e Segurança, Partilha de Informação e segurança de Fronteiras.

Os participantes dos dois lados afirmaram o seu engajamento na continuação do trabalho setores acordados nos seguintes meses.

Fonte: US Embassy in Praia

Mais informações no website da US Embassy:

https://cv.usembassy.gov/joint-statement-on-the-third-united-states-cabo-verde-partnership-dialogue/?fbclid=IwAR1zrPFxpQsHEjnJhMNvZFnMCqhtKL4Z6Bz-nlrsFJ6HJ0W-9KTZqzfAwHU

CVTI e ITCV promovem socialização da nova Lei do Estatuto de Utilidade Turística no Sal

O ITCV – Instituto do Turismo de Cabo Verde, em parceria com a Cabo Verde TradeInvest, promoveu, na ilha do Sal, um encontro de Socialização da nova Lei do Estatuto de Utilidade Turística, aprovada em março de 2020.
O referido estatuto foi criado em 2005 a luz da Lei nº55/VI/2005 de 10 de Janeiro. Volvidos 15 anos e inserida no programa de modernização legislativa PEDS – Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável e GOPEDS Turismo 2018-2030 – Grandes Opções do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Cabo Verde, a Lei nº 55/ VI/ 2005 foi revogada pelo Decreto-Lei nº 22/2020 de 13 de Março.
Com esta nova Lei, o Governo de Cabo Verde teve como objetivo ajudar a alterar a natureza do turismo que se vem praticando em Cabo Verde de forma a assegurar a qualidade, a sustentabilidade, a singularidade e a autossustentação do turismo Cabo-verdiano, visando também apoiar as micro, pequenas e médias empresas para beneficiarem do EUT, bem como integrar aos produtos turísticos elementos de Cabo- verdianidade.
A nova Lei previa a obrigatoriedade de adaptação às novas regras até 01 de Janeiro de 2021 pelos que beneficiaram do EUT antes do novo. Contudo, atendendo ao facto de a lei ter sido revogada num contexto atípico de pandemia, e de ainda não estar regulamentada, o Instituto do Turismo de Cabo Verde, entendeu ser necessária uma socialização e recolha de subsídios, por parte dos operadores que lidam diretamente com o sector, que possam dar respostas a atual conjuntura económica do sector.
A socialização da nova Lei esteve a cargo da Jurista Carla Monteiro e contou com a participação de cerca de 70 operadores da ilha do Sal.
A abertura do evento foi presidida pela Presidente do Instituto do Turismo, Zilca Macau Paiva, do Presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes e da Representante da Cabo Verde TradeInvest, Sandra Nazaré.

Ministro da Economia Marítima participou no 11º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infra-estruturas em Macau

O Ministro da Economia Marítima de Cabo Verde, Paulo Veiga, participou no 11.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infra-estruturas, co-organizado pela Associação dos Construtores Civis Internacionais da China e pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), que se realizou entre 2 e 3 de Dezembro, no Venetian Macao.

A apresentação do Ministro foi realizada através de mensagem de vídeo, tendo participado na “Sessão para a Promoção de Investimento aos Países de Língua Portuguesa”

Na sua intervenção, Paulo Veiga, referiu que no atual contexto, Cabo Verde não só desenvolveu a avaliação dos impactos da pandemia e das necessidades para recuperação, mas também, enquadrado na Ambição Cabo Verde 2030, desenvolveu a sua Agenda Estratégica para o desenvolvimento sustentável, definindo claramente os setores e o caminho a percorrer para o desenvolvimento resiliente e a diversificação da economia.

Dirigindo-se aos investidores e empresários presentes no fórum, Paulo Veiga disse ainda, que Cabo Verde é um país de oportunidades! Um país estrategicamente bem localizado, com estabilidade política, social e económica e um capital humano qualificado. E porque o país está num processo de diversificação da economia, não só através do turismo e promovendo o seu desenvolvimento sustentável, mas também, no desenvolvimento da economia azul, da economia digital, da indústria e das energias renováveis, acredita-se, que há grandes oportunidades a serem exploradas para investimentos nestes setores no contexto do mercado nacional, mas, principalmente, aproveitando as oportunidades de acesso livre aos mercados, no âmbito da Comunidade dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) e da Zona de Livre Comércio da África e de acesso preferencial aos mercados europeus e americano.

Esta edição esteve subordinada ao tema “Enfrentar os desafios em conjunto e promover o desenvolvimento das infra-estruturas a nível global” e focou-se, através de acções paralelas online e offline, na discussão em torno dos desafios e oportunidades que as diferentes formas de cooperação em desenvolvimento de infra-estruturas enfrentam, assim como de outros temas relevantes, como a alteração das tendências de desenvolvimento do mercado internacional de infra-estruturas no período pós-COVID-19 ou as políticas de promoção do desenvolvimento global sustentável de infra-estruturas.

Esta edição do Fórum contou com membros de Governo de Cabo Verde, Brasil, e Portugal e elementos da elite política, empresarial e académica provenientes de cerca de 400 instituições, totalizando a presença física e online de mais de 1000 participantes.

Cabo Verde TradeInvest participou no evento Portugal Exportador

A Cabo Verde TradeInvest, juntamente com a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, participou no evento Portugal Exportador que decorreu esta quarta-feira, dia 18 de novembro de 2020, simultaneamente online e presencial no Parque das Nações em Lisboa.

Esta foi a 15ª Edição do evento, que se caracterizou por um dia intensivo dedicado à exportação com uma programação sobre mercados e setores e uma abordagem das diferentes realidades através de conferências, cafés temáticos, reuniões B2B e Web-Buyers.

“Oportunidades junto de Instituições Financeiras Multilaterais”, “Financiamento associado ao Comércio Internacional” e “Turismo: Motor das Exportações” foram alguns dos temas que poderá ainda ter acesso através do site https://www.portugalexportador.pt/

O evento Portugal Exportador, foi um dos premiados nos European Enterprise Promotion Awards´19, na categoria de “Apoio à internacionalização das empresas”, uma iniciativa da Comissão Europeia (coordenada em Portugal pelo IAPMEI), que tem como objectivo potenciar a divulgação de projectos reconhecidos no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.

O evento foi organizado pela AICEP Portugal Global, em parceria com a Fundação AIP e o Novo Banco.