Notícias/Eventos

Cabo Verde TradeInvest realiza encontros com empresas de cosmética e pescado

A Cabo Verde TradeInvest tem realizado alguns encontros com empresas com potencial exportador enquadradas no Projeto de Produtos Made in Cabo Verde para apoiar na sua dinamização da divulgação internacional, aliada aos eventos que a agência pretende realizar este ano.

Na sexta-feira passada, dia 15 de março, a Diretora de Exportação, Leida Santos, a técnica de Exportação, Isabel Duarte, e a Diretora de Marketing, Susana Duarte, tiveram encontro com as empresas Badia Natural Cosmetics e com a CV Ocean.

A Badia Natural Cosmetics dedica-se à produção de sabonetes, da qual já comercializa 21 variedades, óleos essenciais, batons de cieiro e cremes corporais. A empresa está sediada na praia e tem planos de exportação para outras ilhas, tal como para outros mercados externos.

A CV Ocean trabalha na agregação de valor/transformação dos produtos das pescas destinados a nichos de mercado, como o pepino-do-mar (holotúrias) através de processos semi-industriais, direcionados para o mercado externo alimentar e cosmético.

Na terça-feira passada, a agência voltou a receber organizações do setor dos cosméticos, desta vez das ilhas da Boavista, a Tambra, e de Santo Antão, a Paradise Soaps, num encontro presidido pela presidente de agência, Ana Lima Barber.

O grupo de mulheres que forma a Associação Tambra iniciou operações há pouco mais de um ano, com uma formação lecionada por Lúcia Cardoso, empresária responsável pela Badia Natural Cosmetics.

A Paradise Soaps, detida pela empresária Inês Silva, é também uma marca recente, no entanto já com uma grande expressão em termos de potencial de exportação e presença nos mercados internacionais. Lançada em 2016, no Município do Porto Novo, Santo Antão, os produtos têm sido procurados por grandes marcas internacionais como a Dove e a Palmolive.

As mulheres da Cabo Verde TradeInvest

O dia da Mulher também foi celebrado na Cabo Verde TradeInvest, a presidente, Ana Lima Barber, a Diretora de Exportação, Leida Santos, a Secretária da Administração, Liberata Teixeira, e a Diretora de Marketing, Susana Duarte, distribuíram pequenas lembranças a todas as mulheres da instituição.

Equipa de Exportação da CVTradeInvest realiza visita a produtores na ilha de Santiago

Uma equipa do departamento de Exportação da Cabo Verde TradeInvest, constituída pela Diretora, Leida Santos, e a técnica, Isabel Duarte, realizou visitas a diversos produtores da ilha de Santiago, no dia 22 de fevereiro.

Os encontros iniciaram-se na empresa CV Ocean Lda, indústria transformadora dos pescados e de moluscos (Pepino do Mar) que faz todo o processo de apanha até à embalagem e exportação para o mercado dos Estados Unidos da América, Senegal e China.

De seguida foram visitadas as instalações da ACAISA – Associação Comercial Agrícola, Industrial e de Serviços de Santiago, com a qual a Cabo Verde TradeInvest quer iniciar um trabalho de parceria na reunião e identificação dos potenciais exportadores de Santiago Norte no sentido de fazer a divulgação das oportunidades no setor da Exportação nos mercados AGOA, REX e CEDEAO e a divulgação da inscrição do Diretório de Empresas Exportadoras e Prestadoras de Serviços.

A equipa teve também a oportunidade de visitar a produção de grogue da marca Vale de Selada, em Rincão, do empresário Mário Brazão, já com perfil exportador e bem conhecido em alguns mercados como Portugal.

Cabo Verde convida produtores de Grogue a participar no Rhum Fest 2019

Identificado como o maior espetáculo de Rum na Europa, o Rhum Fest terá a sua sexta edição este ano no Parque Floral de Paris nos dias 13 e 14 de abril de 2019.

O evento privilegia o mercado de bebidas espirituosas com a denominação de Rum com uma dimensão mundial, sendo apontados cerca de 800 variedades de 180 marcas presentes para degustações, 49 expositores, 59 países representados, 2500 visitantes profissionais, 145 jornalistas e bloguers, 4500 visitantes particulares e 45 sessões de animação.

A Cabo Verde TradeInvest está a organizar uma missão com algumas empresas do setor no sentido de poder obter mais contactos para a realização de negócios de exportação em ligação com o nosso produto nacional, grogue, que se insere dentro da categoria Rum a nível internacional.

Será a oportunidade de num salão de 2 800 m2, encontrar produtores, distribuidores e importadores com a missão de profissionalizar o setor originário da cana de açúcar.

Os produtores nacionais de grogue interessados deverão contactar a Cabo Verde TradeInvest no sentido de organizar a sua participação, através do seu departamento de Exportação.

Encarregada de Negócios da Embaixada dos EUA realiza visita à agência

A Encarregada de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Marissa Scott, fez uma visita de cortesia à Cabo Verde TradeInvest, tendo sido recebida pela presidente do Conselho de Administração, Ana Lima Barber, e pela Administradora, Nádia Monteiro.

O encontro foi uma oportunidade para conhecer as instalações da agência e as oportunidades de investimento em Cabo Verde, mas também de receber um livro de imagens promocionais do país.

“Turismo e o Desenvolvimento Nacional em Cabo Verde” apresentado a Colégio de Defesa Nacional da Nigéria

A Cabo Verde TradeInvest, representada pela presidente do Conselho de Administração, Ana Lima Barber, a técnica do Gabinete de Suporte, Ana Cristina Mendes, e a diretora de Marketing, Susana Duarte, estiveram presentes numa ação de formação direcionada ao Colégio de Defesa Nacional da Nigéria para fazer uma apresentação sobre o “Turismo e o Desenvolvimento Nacional em Cabo Verde”. 

No âmbito de uma visita de estudo, a delegação de cerca de 50 militares tem a missão de conhecer as políticas direcionadas para o setor do Turismo e que estão a ser.

 

Macau Plops oferece dois equipamentos purificadores de água aos Hospitais centrais de Cabo Verde

A empresa chinesa Macau Plops realizou a entrega de dois equipamentos purificadores de água aos Hospitais Baptista de Sousa e Agostinho Neto na quarta (dia 20) e sábado (dia 23), respectivamente, através do Ministério da Saúde e Segurança Social.

A cerimónia, que tomou lugar na cidade da Praia, foi realizada na maternidade do Hospital Agostinho Neto e contou com a presença do Diretor Geral da Macau Plops, Lao Kam Chio, Presidente do Conselho de Administração HAN, Júlio Andrade, a presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, representantes do Ministério da Saúde e algumas equipas do hospital.

Esta oferta enquadra-se no projecto “Viva Água”, cujo objectivo é melhorar a qualidade da água potável, disponível no hospital e a um custo mais baixo.

A cerimónia iniciou-se com a assinatura do protocolo entre as duas instituições que permitiu a passagem dos equipamentos.

“A água é o primeiro e mais importante elemento para assegurar a vida humana”, afirmou o Diretor Geral da Macau Plops.

O equipamento funcionará nos dois hospitais centrais de Cabo Verde em ligação via wireless através da Macau Plops que continuará a fazer a manutenção da qualidade e segurança das medições.

“Esta é mais uma demonstração das relações de amizade entre Cabo Verde e a China, mais concretamente Macau, onde está destacado o nosso delegado nacional no Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, o Dr. Nuno Furtado. É também, mais uma vez, uma demonstração clara da importância e do peso que da nossa longa parceria com a China, que tem tido reflexos a diversos níveis”, sublinhou a presidente da Cabo Verde TradeInvest.

“A nossa intenção, é que o próximo passo a dar com esta empresa seja de encontrar uma área de interesse para investimento futuro. Claro, já com a indicação da possibilidade de parcerias no desenvolvimento de toda a cadeia de valor na área de tratamento de água, sendo a dessalinização um dos grandes desafios do país”, sustentou Ana Lima Barber.

O Presidente do Conselho de Administração do Hospital    Agostinho Neto salientou a redução de custos que a introdução da máquina vai permitir em todo o sistema de gestão de água e a intenção de fazer uma contínua aposta neste sistema de purificação.

A cerimónia terminou com uma visita à instalação dos equipamentos e a explicação mais aprofundada sobre o seu método de funcionamento.

Delegado do Fórum Macau realiza encontros com MNE e Ministério da Saúde

O Delegado do Fórum Macau, que esteve em Cabo Verde durante o mês de fevereiro, teve um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, para apresentação da agenda de 2019 do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, mais especificamente a 6ª Conferência Ministerial que se vai realizar em 2020.

O delegado também se reuniu com o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosario, no âmbito da entrega de máquinas de purificação de água pela empresa “Macau PLOPS”, que vai decorrer este sábado. Mais informações em: https://cvtradeinvest.com/news/macau-plops-oferece-maquinas-de-purificacao-de-agua-ao-ministerio-da-saude

“Macau Plops” Oferece máquinas de purificação de água ao Ministério da Saúde

A empresa “Macau PLOPS” vai fazer a entrega formal de dois sistemas aerodinâmicos de purificação de água a Cabo Verde ao Ministério da Saúde, representado pelo Presidente do Conselho de Administração, Júlio Andrade, este sábado, dia 23, pelas 11h, na maternidade do Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia.

Uma das máquinas destina-se ao Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, já se encontrando presente no local desde quarta-feira, dia 20.

A cerimónia será iniciada pela presidente da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, e por Kam Ch’io Lao, em representação da delegação da “Macau PLOPS Investimento e Promoção” e finalizada pelo Presidente do Conselho de Administração.

As máquinas oferecidas pretendem melhorar o fornecimento de água potável nos hospitais, tornando o seu acesso gratuito no local tanto para pacientes como para as equipas de trabalho. O sistema tem capacidade para purificar água para 1.000 pessoas diariamente, tendo resultado numa adaptação de um equipamento criado pela NASA por parte da empresa “Zhuhai Zhi Jian Água Investimento Companhia Limitada”, que forneceu a tecnologia.

A Macau Plops fez inicialmente a entregou formal do certificado dos equipamentos a 16 de julho de 2018 ao Delegado de Cabo Verde no Fórum Macau, Nuno Furtado, tal como também foi feita a mesma oferta aos delegados de Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

O delegado de Cabo Verde teve ainda a oportunidade de visitar o espaço da empresa na região de Foshan, na China, onde presenciou a colocação dos equipamentos em contentores. As máquinas foram embarcadas em novembro e estão em Cabo Verde desde janeiro. A delegação deslocou-se ao país apenas para fazer esta entrega formal em Santiago e São Vicente, símbolo da amizade entre os dois países.

Esta cerimónia prevê a continuação de um trabalho de cooperação entre a empresa e Cabo Verde, representado pela Cabo Verde TradeInvest, com especial interesse nas áreas de tratamento de água, sendo a dessalinização um dos grandes desafios do país, e possivelmente outros setores de interesse.

O primeiro contacto com a Macau Plops foi realizado no âmbito do 11º Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre China e Países de Língua Portuguesa realizado na cidade da Praia, em junho de 2017.

Delegado de CV no Fórum Macau faz encontros de balanço na CV TradeInvest

O Delegado de Cabo Verde no Fórum Macau, Nuno Furtado, deslocou-se a Cabo Verde no âmbito das comemorações da Semana Cultural Chinesa organizada pela AMICACHI, tendo realizado a apresentação do tema “Fórum Económico e Empresarial de Cabo Verde-China”, no dia 8 de fevereiro.

O ponto focal da agência em Macau, realizou também alguns encontros de trabalho na Cabo Verde TradeInvest, juntamente com o Conselho de Administração e os Departamentos de Exportação e Marketing para socialização do plano de atividades de 2019 do Fórum Macau.

Também no seguimento da sua estadia, foi realizada a entrega de equipamentos de tradução simultânea oferecidos pelo Secretariado Permanente do Fórum Macau à Presidência da República de Cabo Verde, no âmbito de uma audiência com uma delegação do Fórum e o Presidente da República, realizada a junho de 2018.