Notícias/Eventos

Secretariado do Fórum de Macau reúne-se com a Cabo Verde TradeInvest

Uma delegação do Secretariado Permanente do Fórum Macau esteve reunida com a Cabo Verde TradeInvest esta segunda-feira, dia 22 de abril, na sede da agência, com o objectivo de fazer o balanço das relações China-Cabo Verde.

No âmbito do quadro do aprofundamento das relações de cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a equipa de 14 elementos esteve acompanhada pelo Delegado de Cabo Verde no Fórum Macau, Nuno Furtado, num encontro que decorreu com a presença da presidente do Conselho de Administração da agência, Ana Lima Barber, a Administradora, Nádia Monteiro, e a Diretora de Exportação, Leida Santos.

A delegação foi liderada pelo Diretor do Comércio da China, Sun Tong, e pelo Secretário-geral Adjunto, Ding Tian.

O encontro foi realizado no seguimento das visitas da delegação aos Países de Língua Portuguesa e foi um momento para analisar diversos temas como o 13º Encontro de Empresários entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a Conferência Ministerial do Fórum Macau em 2020, incremento do investimento chinês em Cabo Verde, divulgação de produtos Made in CV, de Cabo Verde como destino de turismo e de negócios, além de outros temas.

Após a visita a Cabo Verde, a delegação segue para Lisboa a 23 de abril onde vai dar continuidade aos encontros e finalizar primeira ronda de visitas aos Países de Língua Portuguesa, iniciada a 16 de abril com passagem por São Tomé e Príncipe e Portugal.

Cabo Verde TradeInvest e Direção Geral do Turismo e Transportes assinam acordo de parceria

A Cabo Verde TradeInvest e Direção Geral do Turismo e Transportes (DGTT) assinaram um acordo de parceria de Serviços no dia 18 de abril, na sede da DGTT, na Achada de Santo António.

O protocolo foi assinado pelo Diretor Geral, Francisco Martins, e pela Administradora da CV TradeInvest, Nádia Monteiro.

A afirmação desta parceria prevê promover o desenvolvimento de relações estreitas de cooperação institucional, no sentido de se propiciar um bom ambiente de articulação. Desta forma, será possível reduzir o tempo de espera dos investidores, proporcionando uma maior eficiência e eficácia na aprovação dos processos de investimentos.

O acordo é assinado no seguimento da publicação da Portaria conjunta no.13/2019 dos Ministérios das Finanças e do Turismo e Transportes, no dia 8 de abril, destinada a fixar prazos máximos para instrução, análise e consequente atribuição do estatuto de Utilidade Turística e para aprovação dos projetos de investimento.

Nesse sentido, é estabelecido o prazo máximo de 15 dias para instrução, análise e a atribuição do estatuto de Utilidade Turística.

Para a aprovação dos projetos de investimento e exportação, o diploma fixa o prazo máximo de 30 dias, a contar da data do pedido, sem prejuízo dos prazos previstos para emissão de pareceres de caráter vinculativo.

Mais informações em: https://www.governo.cv/governo-fixa-prazos-maximos-para-emissao-estatuto-de-utilidade-turistica-e-para-aprovacao-dos-projetos-de-investimento/

Delegação do Secretariado Permanente do Fórum Macau visita a Cabo Verde

A Delegação do Secretariado Permanente do Fórum Macau estará em Cabo Verde de dia 21 a 23 de abril no quadro do aprofundamento das relações de cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa. A equipa terá encontro marcado com o Conselho de Administração da Cabo Verde TradeInvest no dia 22, segunda-feira, às 10h30, na sede da agência.

Em Cabo Verde, a visita é chefiada pelo Diretor do Comércio da China, Sun Tong, e é acompanhado pelo Fórum de Macau através do Secretariado Permanente, pelo Secretário-geral Adjunto, Ding Tian, e pelo Delegado de Cabo Verde Junto de Fórum de Macau, Nuno Furtado.

O encontro terá o objectivo de, além de aprofundar a cooperação, fazer o balanço das relações China-Cabo Verde.

Recorde-se que no ano passado o Fórum de Macau iniciou um ciclo de visitas oficiais onde anualmente são efectuados encontros regulares com as instituições parceiras de todos os Países de Língua Portuguesa.

Na agenda também estará a organização da Conferência Ministerial do Fórum Macau, que terá lugar em 2020, com a finalidade de aprovar o Plano de Acção para os três anos seguintes, 2020-2023.

Após a visita a Cabo Verde, a delegação segue para Lisboa onde vai dar continuidade aos encontros.

Delegação do Parque de Medicina Tradicional de Guangdong-Macau visita Cabo Verde TradeInvest

Uma delegação do Parque de Medicina Tradicional de Guangdong-Macau está em Cabo Verde para realizar visitas de cortesia a diversas instituições parceiras. Esta quinta-feira, dia 18 de abril, foi realizado um encontro com a Cabo Verde TradeInvest no âmbito de diversas formações que serão realizadas ao longo deste ano.

A equipa esteve constituída pela Presidente e CEO do Parque da Indústria da Ciência e Tecnologia da Medicina Tradicional Chinesa, entre Guangdong e Macau, Lu Hong, o Diretor do Centro de Cooperação Internacional e Intercâmbio, Jessy Sun, o Supervisor de Comércio Internacional do Centro de Cooperação e Intercâmbio Internacional, Gil Zhou, e a Secretária do CEO, Abby Wang, acompanhados pelo Delegado de Cabo Verde no Fórum Macau, Nuno Furtado. Em representação da Cabo Verde TradeInvest esteve a sua presidente do Conselho de Administração, Ana Lima Barber, e a Diretora de Exportação, Leida Santos.

O encontro decorre no âmbito do Fórum de Medicina Tradicional que será realizado de 14 a 15 de maio em Portugal e o Programa de Formação de Medicina Tradicional Chinesa para a cooperação entre o Ministério da Saúde e Segurança Social e o Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau, na cidade da Praia, no mês julho.

A delegação tem ainda outros encontros ministeriais, além da visita à Embaixada da China em Cabo Verde, Agência de Regulação e Supervisão de Produtos Farmacêuticos e Alimentares, ARFA e ao Ministério da Saúde e Segurança Social.

Recordamos que o Delegado de Cabo Verde no Fórum Macau é o ponto focal da Cabo Verde TradeInvest no local e a Saúde é uma das áreas prioritárias de cooperação entre Cabo Verde e a Região Administrativa Especial de Macau.

Presidente da Cabo Verde TradeInvest participa em Technical Meeting da Expo Dubai

A presidente da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, vai participar no International Participants Technical Meeting – Content and Programming organizado pelo Expo Dubai 2020 nos dias 8 e 9 de abril.

A reunião é organizada entre todos os intervenientes na organização do evento, com o objectivo de definir um programa e o seu conteúdo a ser desenvolvido pelos participantes internacionais da Expo 2020.

Presidente da CV TradeInvest apela a solidariedade com Moçambique

A Presidente da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, presente na 14ª Reunião Ordinária do Fórum de Macau, que se realizou no passado dia 27 de março, aproveitou, a presença da Embaixadora de Moçambique, Maria Gustava, e toda a sua delegação, para expressar as mais sentidas condolências ao povo moçambicano pelas vítimas da tragédia que assolou Moçambique, aquando da passagem do ciclone Idai.

Ana Lima Baber afirmou que o Governo de Cabo Verde, através da CPLP, tem levado a cabo uma série de iniciativas junto dos países membros, no sentido de mobilizar todos os meios possíveis para acudir a difícil situação que o povo moçambicano. Destacou que Moçambique, enquanto país irmão, continuará a merecer toda a atenção de Cabo Verde durante este processo que levará anos para ser ultrapassado.

Recorda-se que Cabo Verde esteve presente na reunião, pela da Embaixadora de Cabo Verde na China, Tania Romualdo, o Conselheiro da Embaixada de Cabo Verde na China, Francisco Mendes e, Nuno Furtado, Delegado de Cabo Verde junto do Secretariado Permanente do Fórum Macau.

14ª Reunião Ordinária do Secretariado Permanente do Fórum de Macau

Realizou-se no passado dia 27 de Março de 2019, a 14ª Reunião Ordinária do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), nas instalações do World Trade Center, em Macau.

O evento juntou os embaixadores dos países de língua portuguesa e representantes de outras delegações para fazer o balanço dos trabalhos efetuados pelo Secretariado Permanente em 2018 e para debater e aprovar o programa de atividades para o ano 2019.

A Cabo Verde TradeInvest, que tem como ponto focal no Fórum de Macau o Delegado nacional Nuno Furtado, esteve representada pela sua Presidente do Conselho de Administração, Ana Lima Barber, tendo esta destacado os trabalhos desenvolvidos pelo Fórum. Sublinhou a importância deste mecanismo no aprofundamento da cooperação com Cabo Verde, mas, igualmente, realçou a necessidade de haver maior dinamismo na área da capacidade produtiva, afirmando-se como essencial no desenvolvimento do sector empresarial e na atração de investimentos para os países de língua portuguesa.

Participaram também na reunião a Embaixadora de Cabo Verde na China, Tania Romualdo, o Conselheiro da Embaixada de Cabo Verde na China, Francisco Mendes, e, o Delegado de Cabo Verde junto do Secretariado Permanente do Fórum Macau.

Em 2019, os principais objectivos do Fórum Macau vão centrar-se na promoção do comércio e do investimento, fomento da cooperação na capacidade produtiva, formação de recursos humanos, intercâmbio cultural entre a China e os Países de Língua Portuguesa, bem como, no apoio à construção de Macau enquanto plataforma entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

A Delegação ainda participou na cerimónia de abertura do Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau 2019 (MIECF).

Criado em 2003 por Pequim, o Fórum Macau tem um Secretariado Permanente, constituído por uma Secretária-geral, três secretários-gerais adjuntos e oito delegados dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Cabo Verde TradeInvest realiza encontros com empresas de cosmética e pescado

A Cabo Verde TradeInvest tem realizado alguns encontros com empresas com potencial exportador enquadradas no Projeto de Produtos Made in Cabo Verde para apoiar na sua dinamização da divulgação internacional, aliada aos eventos que a agência pretende realizar este ano.

Na sexta-feira passada, dia 15 de março, a Diretora de Exportação, Leida Santos, a técnica de Exportação, Isabel Duarte, e a Diretora de Marketing, Susana Duarte, tiveram encontro com as empresas Badia Natural Cosmetics e com a CV Ocean.

A Badia Natural Cosmetics dedica-se à produção de sabonetes, da qual já comercializa 21 variedades, óleos essenciais, batons de cieiro e cremes corporais. A empresa está sediada na praia e tem planos de exportação para outras ilhas, tal como para outros mercados externos.

A CV Ocean trabalha na agregação de valor/transformação dos produtos das pescas destinados a nichos de mercado, como o pepino-do-mar (holotúrias) através de processos semi-industriais, direcionados para o mercado externo alimentar e cosmético.

Na terça-feira passada, a agência voltou a receber organizações do setor dos cosméticos, desta vez das ilhas da Boavista, a Tambra, e de Santo Antão, a Paradise Soaps, num encontro presidido pela presidente de agência, Ana Lima Barber.

O grupo de mulheres que forma a Associação Tambra iniciou operações há pouco mais de um ano, com uma formação lecionada por Lúcia Cardoso, empresária responsável pela Badia Natural Cosmetics.

A Paradise Soaps, detida pela empresária Inês Silva, é também uma marca recente, no entanto já com uma grande expressão em termos de potencial de exportação e presença nos mercados internacionais. Lançada em 2016, no Município do Porto Novo, Santo Antão, os produtos têm sido procurados por grandes marcas internacionais como a Dove e a Palmolive.

As mulheres da Cabo Verde TradeInvest

O dia da Mulher também foi celebrado na Cabo Verde TradeInvest, a presidente, Ana Lima Barber, a Diretora de Exportação, Leida Santos, a Secretária da Administração, Liberata Teixeira, e a Diretora de Marketing, Susana Duarte, distribuíram pequenas lembranças a todas as mulheres da instituição.

Equipa de Exportação da CVTradeInvest realiza visita a produtores na ilha de Santiago

Uma equipa do departamento de Exportação da Cabo Verde TradeInvest, constituída pela Diretora, Leida Santos, e a técnica, Isabel Duarte, realizou visitas a diversos produtores da ilha de Santiago, no dia 22 de fevereiro.

Os encontros iniciaram-se na empresa CV Ocean Lda, indústria transformadora dos pescados e de moluscos (Pepino do Mar) que faz todo o processo de apanha até à embalagem e exportação para o mercado dos Estados Unidos da América, Senegal e China.

De seguida foram visitadas as instalações da ACAISA – Associação Comercial Agrícola, Industrial e de Serviços de Santiago, com a qual a Cabo Verde TradeInvest quer iniciar um trabalho de parceria na reunião e identificação dos potenciais exportadores de Santiago Norte no sentido de fazer a divulgação das oportunidades no setor da Exportação nos mercados AGOA, REX e CEDEAO e a divulgação da inscrição do Diretório de Empresas Exportadoras e Prestadoras de Serviços.

A equipa teve também a oportunidade de visitar a produção de grogue da marca Vale de Selada, em Rincão, do empresário Mário Brazão, já com perfil exportador e bem conhecido em alguns mercados como Portugal.